terça-feira, 4 de maio de 2010

20 Razões para se ler Watchmen !!!


Olá galera !!!!!
Hoje eu trago para vocês 20 excelentes razões para se ler o épico máximo dos quadrinhos ! Os verdadeiros nerds sabem que eu estou falando de WATCHMEN dos geniais Alan Moore e Dave Gibbons !!!
Os nerds podem citar de cor e salteado essas vinte razões,afinal Watchmen é um símbolo da cultura nerd ! Mas Watchmen também conquista o gosto de muitos não-nerds e é cçaro que existem alguns nerds que nunca ouviram falar de Watchmen ! Portanto é a eles que eu dedico esse post e para os Nerds que já leram o gibi...não custa ler o post e se inspirarem a ler de novo !!
Você que nunca leu gibis pode vir e me perguntar : Pra que eu vou ler isso ? Aqui eu lhe dou Vinte razões que não só farão você se apaixonar pelo épico de Moore como também fará você conhecer muito mais os quadrinhos em geral !!!

1. Em termos comparativos com outras mídias, Watchmen é para os quadrinhos o que Cidadão Kane é para o cinema, ou o que Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band é para a música.

2. A capa de cada edição/capítulo é um close de uma imagem que tem continuidade na primeira página de história, funcionando sempre como o primeiro quadro desta.

3. Richard Kelly (Donnie Darko) e Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho, The Fountain) apontam o trabalho de Moore como uma das principais influências em seus trabalhos.

4. O título de cada capítulo é extraído de uma citação de cultura clássica ou popular. A citação completa é colocada completa no último quadro da história.

5. Os Incríveis: A base da história é diretamente inspirada em Watchmen, com super-heróis aposentados após perseguição do governo.

6. O final de cada edição/capítulo é acompanhado por quatro páginas em preto e branco trazendo documentos fictícios, como excertos de livros, revistas, relatórios de polícia, memorandos e material publicitário, que ajudam a compor a atmosfera e a ambientação da história.

7. Lost: a narrativa não-linear, focada em flashbakcs de personagens, com histórias paralelas sendo contadas através de detalhes é uma das influências que Damon Lindelof aponta como vindas de Watchmen.

8. A graphic novel traz à tona a questão: “O que aconteceria se os super-heróis existissem no mundo real?”, e mostra as conseqüências sociais, econômicas, política, morais e no cotidiano das pessoas. Richard Nixon, por exemplo, continua eleito em 1985 porque os Estados Unidos venceram a Guerra do Vietnã com a ajuda de seres superpoderosos.

9. Foi a primeira (e única) graphic novel a vencer o Hugo Awards, prêmio máximo da literatura de ficção e fantasia.

“O Superman existe e é americano!”. O Dr. Manhattan é o único super-herói com poderes no mundo de Watchmen, mas sua simples existência pode provocar tsunamis do outro lado do mundo.

10. Muito de Watchmen é baseado na Teoria do Caos (que ficou famosa com filmes como Jurassic Park e Efeito Borboleta), onde causa e efeito estão intimamente interligadas.

11. Influenciou dezenas de quadrinistas, que passaram a imprimir um clima mais sombrio e decadente às suas histórias, gerando uma tendência que seria mais tarde denominada como “gim’n’gritty”.

12. O nome da série vem da frase “Quem vigia os vigilantes?” ou “Who watches the watchmen?” , que vem da frase “Quis custodiet ipsos custodes” das sátiras de Juvenal. O poeta romano apresentava os vícios da sociedade dos tempos dos Césares. Alan Moore faz o mesmo revelando as perturbações e manias dos super-heróis de um mundo possivelmente real.

13. Um dos capítulos, Temível Simetria (nome retirado de um poema de William Blake) tem as páginas espelhadas simetricamente. Ou seja, a primeira página tem a mesma composição de layout que a última e assim sucessivamente.

14. O balão de pensamento é dispensado por Moore. O leitor tem as histórias numa perspectiva em primeira pessoa.

15. Moore usa a metalingugem. Dentro de Watchmen há o gibi Contos do Cargueiro Negro, que serve de reflexo para o que vai acontecendo com os personagens da história.

16. Roscharch, um dos personagens da história, acredita que há uma grande conspiração envolvendo todos os antigos super-heróis. A Teoria da Conspiração ficou famosa depois de filmes como JFK e da série Arquivo X, posteriores à obra de Moore.

17. A série lida com temas como determinismo, megalomania, absolutismo e relatividade moral. Como subtrama estupro, câncer, racismo, casamentos frustrados, tortura, o descaso das autoridades, relações internacionais, linchamento, abuso de poder, prostituição e o alarde provocado pelo temor do fim do mundo, garantindo um tom real e pessimista à realidade dos super-heróis perseguidos.

18. Foi listado pela Entertainment Weekly como um dos melhores 50 romances (apesar de não ser literatura) escritos nos últimos 25 anos.

19. Está sendo transformado em filme por Zack Snyder (300 de Esparta, Madrugada dos Mortos) e com estréia prevista para março de 2009.

20. Listado pela revista TIME entre os 100 livros mais influentes publicados de 1923 até os dias de hoje, pela psicologia realista e cruel.

Watchmen possui também um filme ! Quem não tem conhecimento sobre HQs pode ter achado o filme fraco,porém os fãs amaram adaptação que foi muito fiel,apenas com uma mudança significativa no final ! Aqui vai o trailer do FILME:





MAS ATENÇÃO:Quem não curte muito violência,não deve assistir ou ler Watchmen ! Além disso,a obra possui sexo,o que pode não a indicar para menores !!! De qualquer foram fica a dica !!! WATCHMEN É A MELHOR HQ DE TODOS OS TEMPOS !!!!!!!!

2 comentários:

Gubeal disse...

Ou Mateus, vc nem leu isso ai neh? Esse sem duvida foi Ctrl c e Ctrl V, eh soh ler a Dica 19.
Mateus, eh melhor Tirar esse Post e Meu comentario, num tem problema nao...

Mr.T disse...

Eu admito que esse texto foi Ctrl C e Ctrl V,mas eu só o coloquei aqui porque ele é muito bom !!!
Se você o leu pode confirmar,muito bem !!! É claro,quem não tem o mínimo conhecimento do que são HQs de verdade,não vai entender bulhufas do texto ! Mas quem aprecia essa arte vai gostar e muito do texto !!! E quanto a dica 19...se você leu o post inteiro vai saber que nós dissemos que o filme Watchmen já saiu ! Quer a prova ? Veja o trailer e as últimas palavras do post !! Não vou excluir o post,porque sei que alguns gostaram dele e muito menos o comentário !!!

Postar um comentário