sábado, 26 de junho de 2010

Duelo Nerd : O Senhor dos Anéis vs As Crônicas de Nárnia

Fala galera !!!
Hoje eu voltei com um Duelo Nerd digno dos padrões dos antigos,afinal,o último Duelo foi ridículo se comparado com os antigos e desde o Duelo entre Robert Langdon e Indiana Jones,que eu não faço um duelo decente por aqui ! Mas como águas passadas não movem moinhos(ohhh,falei bonito hein?) vamos falar do Duelo Nerd de hoje ! De um lado do ringue,nós temos a maior epopéia de fantasia já contada ! Escrita por um cara que inventou idiomas,mundos e tudo o mais,essa série é basicamente o maximo que se contar em termos de fantasia ! Sim,eu estou falando da fodástica série O Senhor dos Anéis ! Agora,do outro lado da arena,nós temos a série que praticamente trouxe o mundo da fantasia para a literatura infanto-juvenil ! Escrita pelo melhor amigo o autor de O SdA,essa série é cheia de mensagens bíblicas e batalhas fantásticas ! Sim eu estou falando de As Crônicas de Nárnia ! Agora vamos enfim analisar as duas séries !!!
Aviso:Se vc não gosta de ler,não prossiga na leitura desse artigo!Ele possui alguns quilometros de extensão e podem provocar cegueira(xD)!Leiam o texto,apenas aqueles que gostam de ler!

OS LIVROS EM SI:
Ambas as séries são geniais em seus respectivos campos de atuação.O Senhor dos Anéis é basicamente a literatura em sua perfeição!Não é à toa que o livro é um clássico da literatura inglesa(a mais fodástica que existe) !Repleta de idiomas próprios(sim,eu disse próprios),terras fantásticas,raças dignas de um RPG,monstros,guerras e uma mensagem avassaladora,O SdA é tudo que os nerds pediram a Deus!Mas possui um defeito ! Sim,os livros são extremamente descritivos e isso faz com que os leitores demorem muto tempo para ler o livro !(Se duvidam,perguntem ao Henrique Dottoly e ele lhes dirá em quanto tempo leu o livro).Mas isso não tira os méritos da Obra-Prima da fantasia!Já Nárnia traz tudo que O SdA tem de bom,mas sem as descrições,afinal,o livro tem um foco mais infantil.Em conpensação,a série não tem os idiomas de O SdA e nem aquelas batalhas extremamente violentas da Saga do Anel ! Mas a série é mais leve e flui com muito mais suavidez ao longo da leitura ! Mas ela também tem um defeito ! Sim,para alguns é uma qualidade,mas para mim é algo que não tem nada a ver ! Eu estou me referindo ao propósito bíblico da saga!É bonito e inspirador?Sim.Mas fantasia e religião para mim são coisas paralelas e uma não tem nada a ver com a outra!Mas nada que tire o mérito da obra ! Portanto 1 PONTO PARA CADA NESSE QUESITO !!!

OS FILMES:
Agora sim,um quesito em que temos um vencedor fácil!As Crônicas de Nánia são dois excelentes filmes,mas pecaram no fato de serem extremamente desleais aos livros e tentarem copiar justamente o gênero de O Senhor dos Anéis e trazê-los para as crianças!Um defeito pra lá de grave ! Já O Senhor dos Anéis é o cinema na sua perfeição!Não dá para descrevê-lo,só vendo para assistir,mas os filmes são muito perfeitos !Eles estão em um patamar incomparável aos filmes de Harry Potter,Narnia ou qualquer outro do tipo,porque são muito superiores ! 1 PONTO PARA A SAGA DE FRODO NESSA !!!

OSCARS E BILHETERIA:
Nárnia arrecadou em 2 filmes,1 Oscar e mais ou menos 700 milhões em bilheteria!Já O SdA arrecadou em 3 filmes,17 Oscars e 3 bilhões em bilhteria!Precisa de comentários?Não né.1 PONTO PARA SdA NESSA !

OS AUTORES:
J.R.R Tolkien autor de O SdA inventou a literatura de fantasia e inventou 14 idiomas para O SdA(WTF?)!Além disso,ele foi prof. em Oxford e escreveu mais uma infinidade de livros sob a Terra Média(alguns estão sendo publicado hoje,50 anos depois de seu falecimento)!C.S Lewis escreveu apenas os 7 livros de Nárnia em termos de romance,porém,escreveu outros trocentos livros sob filosofia e teologia! Acho que 1 PONTO PARA CADA É MERECIDO NESSA !

POPULARIDADE:
O SdA vence essa de longe!Todo mundo já ouviu falar da série,até quem não assistiu,ou vai dizer que nunca viu o Sméagol enchendo o saco com aquela vozinha e dizendo;"Meu Precioso"!Além disso,ao lado de Star Wars, O SdA é um ícone da cultura Nerd! Nárnia é famosa também,mas nada que se compare ao sucesso de O SdA ! 1 PONTO PARA GANDALF E CIA NESSA !

RESULTADO:
O Senhor dos Anéis 5 X 2 As Crônicas de Nárnia !
Nárnia é uma das minhas séries prediletas e eu adoro aqueles livros,mas não há como compará-la ao Senhor dos Anéis ! A saga de Tolkien é um marco e está no meu coração em uma posiçao de de destaque(da mesma forma que Harry Potter)! Enfim palmas para Nárnia,mas O Senhor dos Anéis merece uma,duas,três,quantas quiser salvas de palmas ! O SENHOR DOS ANÉIS RULES!!! Valeu e até galera !

3 comentários:

Marie Morais disse...

Excelente análise! Só faltou falar que a versão extendida dos filmes SdA vale cada minuto a mais em relação ao original. O retorno do rei, por exemplo, passa de 4 horas na versão extendida. Excelentes filmes!

Mr.T disse...

Muito obrigado pelo comentário Marie ! É bom ter finalmente alguém reconhecendo meu trabalho (q emoção)!Mas quanto às versões estendidas,eu ainda não tive a oportunidade de assistir (q vergonha,e eu ainda me digo nerd,xD),mas pretendo ver logo!Se forem assim tão bons quanto a trilogia origi nal,com certeza vale a pena scarificar algumas horas da minha vida! O brigado pelos comentários,outra vez!

Anônimo disse...

Gostei muito das comparações e elogio o blog por isso. Acredito que há algumas falhas textuais graves nos posts, indiscutíveis para alguém que lê muitos livros. Fora parte gramatical, acredito que o blog está se tornando altamente recomendável. Espero que seja uma crítica construtiva!!

Postar um comentário