terça-feira, 7 de setembro de 2010

Você já ouviu falar de Tim Hunter ???


Se o seu primeiro pensamento ao ver a foto acima foi Harry Potter,pode ter certeza de que não é o primeiro nem o último ao se lembrar do bruxinho de J.K Rowling ao ver a foto de Tim Hunter,afinal,os dois são muito parecidos certo ?
Mas antes de falarmos sobre as semelhanças e diferenças entre os dois personagens,deixe-me explicar um pouco sobre quem é Tim Hunter !
Criado em 1990,pelo genial escritor britânico Neil Gaiman,Timothy Hunter surgiu na mini-série em quadrinhos Livros da Magia, em 1991. No gibi, um garoto absolutamente comum é perseguido por um quarteto de homens encapotados que revelam a ele seu potencial para se tornar o mago mais poderoso de sua época. Tentando mantê-lo no caminho do bem, Mister Io, Dr.Oculto, Vingador Fantasma e John Constantine levam o jovem Tim Hunter a uma viagem pelo passado, presente, futuro e através das dimensões, tentando mostrar a ele um panorama do desconhecido e misterioso mundo da magia.
A partir da bem-sucedida HQ, Timothy Hunter ganhou um título regular como parte do selo Vertigo, da DC Comics. Algumas das primeiras histórias foram publicadas por aqui na extinta revista Vertigo (Editora Abril) e em mini-séries da falecida Metal Pesado. Atualmente, Tim pode ser encontrado em seu novo título Hunter - The Age of Magic, ainda inédito aqui no Brasil.
Bem,agora que você conhece um pouco de Tim Hunter,creio que você pode compreender porque houve tanto rebuliço quando sete anos depois de a mini-série de Gaiman ter sido lançada,surgiu nas livrarias um menino chamado Harry Potter,que também tinha um grande potencial mágico e o pior:Era idêntico a Tim Hunter.Os fãs de quadrinhos imediatamente ficaram furiosos.O tão famoso e endeusado Harry Potter para eles,nada mais era do que uma vil cópia de Tim Hunter.
Além das semelhanças óbvias (os dois têm corujas de estimação, usam óculos e franja e são meninos e bruxos), Harry e Tim não têm absolutamente nada em comum. Enquanto as histórias do primeiro são recheadas de uma boa dose de humor e aventura infanto-juvenil, os quadrinhos de Os Livros da Magia são voltados para um público adulto, acostumado com passagens violentas e densas. Para exemplificar, enquanto em Harry Potter são necessários três livros para que o personagem tenha contato direto com a morte, em Livros da Magia só são necessárias algumas páginas para que Tim Hunter veja com seus próprios olhos as torturas da inquisição, a queda de Lúcifer ao inferno, um mago tirando coelhos mortos de sua cartola e outro se dissolvendo em sua frente...
Mas deixando Potter de lado,Tim Hunter é uma das aventuras em quadrinos mais genias lançadas até agora.Cada edição marca uma viagem de Tim Hunter ao lado de um de seus tutores, e é ilustrada por um artista diferente, respectivamente John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson, com resultados que variam do competente (Hampton) ao sublime (Vess).
A habilidade de Gaiman com as palavras,mais uma vez se torna acentuada nessa Graphic Novel,onde o terror e a fantasia caminham lado a lado de maneira exemplar.
Enfim,Os Livros da Magia são algo que realmente vale a pena ser lido,e se você ainda não começu a ler,não sabe o que está perdendo.

1 comentários:

Henrique Dottoly disse...

Eu já li Os Livros da Magia. É um quadrinho fodástico que, sem dúvida, deixa muito a pensar. A história é muito criativa e envolve viagens no tempo e outras dimensões, como supradito xD
É muito bom.

Postar um comentário