terça-feira, 12 de outubro de 2010

O que havia antes do Big Bang ????


Fala Galera !!!
Primeiramente,gostaria de lhes agradecer pelo grande número de visitas e pela fidelidade que todos têm demonstrado ao nosso blog,afinal,nossas enquetes têm sido consecutivos sucessos e as visitas só bombam !
Mas voltando ao assunto "enquete",foi uma delas que me inspirou a fazer essa postagem ! O duelo entre Newton e Einstein,me mostrou que o povo que entra nesse blog curte ciência pacas,e isso é bom,afinal,agora eu tenho um novo ramo a explorar por aqui !
E hoje vou começar a falar de Ciência,com um dos maiores enigmas da humanidade : O que havia antes do Big Bang ?
Assim que tudo começou, as coisas aconteceram muito rápido. Antes que a criação tivesse 1 segundo, surgiu a gravidade, o Universo se expandiu de uma forma loucamente rápida e surgiram as sementes que depois dariam origem às galáxias. A partir de 1 segundo da criação, e pelos 300 mil anos seguintes, os fótons ruleiam o espaço. Depois, começam a surgir os átomos de hélio e hidrogênio.
Elementos que formam os seres humanos, como o carbono e o oxigênio, só deram as caras muito tempo depois, sintetizados no interior de estrelas moribundas. E assim a Teoria do Big-Bang consegue explicar, com um grau de confiabilidade razoável, a infância remota do Universo. Mas antes do marco zero, o que existia quando o Universo ainda não tinha sequer começado?
A resposta: Ninguém sabe !
Segundo os físicos,o Big Bang deu origem a tudo,inclusive ao Espaço-Tempo,ou seja,antes do Big Bang não existia absolutamente nada,fisicamente falando.Portanto pode esquecer aquelas imagens do Big Bang,em que um lugar negro é preenchido por uma explosão,pois antes da explosão não existia nada.Ou pelo menos nada que podemos imaginar !
A Teoria da Relatividade do endeusado Einstein prevê que, nesse instante zero, a densidade teria sido infinita. Para entender essa situação, seria preciso unificar duas coisas muito fodas que são a relatividade e a mecânica quântica, coisa que ninguém ainda conseguiu fazer.
Mas é claro que muitos caras fodões acham o contrário ! Para os caras da Teoria das Cordas,antes do Big Bang,haviam duas dimensões titânicas que vagavam pelo universo tranquilamente.,até que num dia desses,elas se encontraram e PUM,surgiu o Universo !
Já para outros,antes da Explosão o "nada" começou a se expandir de tal forma que surgiu o Universo.Segundo esses caras,o que nós chamamos de Universo é na verdade um Buraco Negro muito grande que está se expandindo até hoje num movimento sem fim !
Mas no meio de toda essa loucura,sobra espaço pra uns dizerem que o nosso universo irá acabar em alguns trilhões de anos ! E daí ? E daí que no meio disso,a única solução racional para a sobrevivência seria construir outro Universo para morarmos certo ?(Matrix feelings !) Mas espera aí ! E se um "outro" Universo já tiver acabado e formos nós que estejamos vivendo num Universo artificial ? Segundo um professor de Oxford,a probabilidade de isso ser verdade é próxima de 100% !
Pois é,no meio de tudo isso,eu fico com a frase do ilustre professor Steiner. “A verdade é que, atualmente, o big-bang é o limite seguro da ciência. Qualquer tentativa de avançar além disso é especulação.”

0 comentários:

Postar um comentário