sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Crítica: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1


Bem,infelizmente,nós hoje podemos dizer:A Magia está chegando ao fim !
Ao deixar a sessão de pré estréia de Harry Potter e as Relíquias da Morte,bastava reparar no olhar dos fãs e perceber:Ninguém queria ver o fim de Harry Potter ! Por que essa série tão maravilhosa não poderia durar para sempre ? A resposta para essa pergunta,gostemos dela ou não,todos nós já conhecíamos:Nada é para sempre ! E com a série que praticamente ensinou muitos de nós a ler não é diferente ! Um dia ela teria que acabar !
Mas já que era pra acabar,teria que acabar com chave de ouro certo ? Claro,depois de enfrentar a madrugada e sair 3 horas da manhã do cinema,hoje eu posso dizer: Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 é o final que todo fã poderia querer !
Quando se adapta um livro,o que o diretor tem que ter em mente,é que os pontos principais devem ser mantidos,mas não devem sobrepujar a qualidade do filme ! A fidelidade da obra deve ser mantida,claro,mas o filme tem que ser bom ! Essa deveria ser a prioridade de qualquer diretor ! Infelizmente com Harry Potter a coisa nunca foi assim ! Nenhum diretor havia conseguido fazer um filme que unisse o útil ao agradável ! Ou era fiel demais e um filme fraco,ou era um baita filmão mas completamente infiel ao livro ! Foi aí que veio a decisão de dividir o último livro em dois ! É claro que as motivações financeiras foram altíssimas,mas David Yates sabia o que estava fazendo e conseguiu tempo para fazer o filme mais fiel de toda a série ! E também o melhor nos aspectos técnicos !
Em Relíquias-Parte 1,nós chegamos ao ápice do amadurecimento dos personagens ! Se você se lembra daqueles garotinhos que ficavam rindo de uma poção mal-preparada,vai ser fantástico ver como eles estão agora ! Pela primeira vez em toda a franquia,nós vemos Harry,Ron e Hermione como um trio ! Você consegue perceber que eles estão dispostos a arriscar tudo,absolutamente TUDO por essa amizade e destruir as Horcruxes !E como estamos falando de um filme em que Hogwarts nem sequer aparece,o espaço para os coadjuvantes é diminuído,deixando a tela para o trio BRILHAR,e como eles brilham !
Daniel Radcliffe,é finalmente um Harry Potter de verdade,carregando nas costas toda a força que o nome representa ! Nós conseguimos ver ele pensando no que será de seu futuro,vendo um horizonte onde só Voldemort existe !
Rupert Grint,deixa de ser um alívio cômico,e faz uma atuação belíssima,disputando espaço com Radcliffe e conseguindo emocionar os fãs ! Principalmente na parte da briga dos dois !
Mas é a Emma Watson que se devem destinar as palmas ! Além de estar mais linda do que nunca nesse filme,ela vive uma Hermione que deve carregar quase tudo nas costas e não desanimar ! Se não fosse por ela,tanto Emma quanto Hermione,Harry e Ron já estariam mortos faz tempo ! Destaque para ela,na cena da Mansão dos Malfoy ! Dá vontade de chorar,SÉRIO !
Outros atores também brilham em seus poucos momentos de filme.Ralph Fiennes é um Voldemort extremamente cruel e cruel mais um pouquinho ! Bonnie Wright protagoniza um beijo cheio de tesão com Harry e o time competente de sempre,só traz mais requinte a essa narrativa !
Mas a cena da morte de um certo elfo doméstico,provoca uma verdadeira inundação na sala !É impossível não chorar ! Quem não chora ao menos lacrimeja...
Enfim,Harry Potter 7 é um filme feito para fãs ! Cenas como a dança de Harry e Hermione,a última visita ao armário sob a escada e a cena final que é emocionante ao máximo,fazem as lágrimas de todos os fãs,rolarem a valer no cinema ! Eu realmente estou feliz em dizer:David Yates conseguiu e fez o melhor Harry Potter até agora !
Esse sétimo filme,começa a finalizar uma série que deu muito dinheiro a muita gente,mas acima de tudo,finaliza um série que ensinou muitos a sonhar !
É o fim de uma história que não deveria terminar. É o fim de uma história do jeito que ela merece ser terminada. O fim de uma história que a gente fica feliz por ter acompanhado. Mesmo que ainda falte um filme. ;)
Agora eu só posso dizer uma coisa para Harry,Ron e Hermione: Nos vemos em Julho do ano que vem ! Pela última vez no cinema,mas para sempre em nossos corações !

1 comentários:

Henrique Dottoly disse...

Harry Potter, ídolo da minha infância, como vou sentir falta. Mas acho que, no final, ao invés de chorar pelo que nos foi negado continuar, devemos agradecer pelos risos e alegrias nos proporcionados (#clichêdetected) Acho que devemos é ser feliz por Yates não ter estragado esse filme e Daniel ter, finalmente, feito uma atuação honrosa!

Postar um comentário