domingo, 17 de abril de 2011

A Vida Não Para (Paciência - Lenine)

Bom dia, patota!
Eu sei, foi mal, todo esse tempo longe de vocês. É que tá, realmente, cada vez mais difícil. Agora mesmo eu estou quase caindo no teclado. Mas eu prometo que vou postar mais para vocês, só tenho que descansar um pouco.
E a questão de hoje é exatamente essa. Eu quero dizer, nesse mundo fudido, onde tempo é equivalente a dinheiro, onde não se pode perder um segundo, onde tudo tem que ser planejado, todo mundo perde a vida toda num piscar de olhos. Todos, a cada instante, vivem correndo, brigando, lutando. O mundo gira, irrevogavelmente. E a vida não para, não, cara. Você vai ter que aprender a equilibrar. E o mundo vai girar.
As pessoas, hoje em dia, tem, sempre, tanta coisa pra fazer, que não fazem nada! Reclamam que antigamente, sem tecnologia e etc, deveria ser o maior marasmo, mas, porra, é isso mesmo! E isso era importante. Como disseram quando o homem pisou na Lua: "Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade!" e, desde então, a humanidade tem saltado tanto e tanto e tanto que, hoje, parecemos cangurus. O mundo está mais interessado em criar do que entender, em ter do que usufruir. As pessoas compram irrefreavelmente e, dois dias depois, já compram algo para substituir a primeira compra.
O mundo está girando de forma tão estrondosamente, absurdamente rápida que ninguém mais pára e pensa: "Porra, tem alguma coisa errada aqui". Cadê aqueles campos verdes?! Estão restringidos aos parques, agora?! Cadê aquele meu Opalão azul rodando as ruas?! Agora é antiguidade?! E a porra do meu iPod nano não tira foto, que bosta, ele só escuta música, não é ridículo?! Ah, vai tomar no cú!
Parceiro, a questão é que o mundo está girando muito rápido, e é isso que eu quero passar pra vocês. Uma mensagem só:
C A R P E D I E M

Ou seja, aproveite o dia! Sim, eu aprendi isso em Sociedade Dos Poetas Mortos, mas essa é a questão. E vocês se preocupam tanto com coisas tão estúpidas. Olha, dá pra perdoar, às vezes, você se preocupar com o emprego para prosperar. Você planejar umas férias legais com sua família. Você combinar de sair com seus amigos pra tocar num barzinho.
Mas aí eu paro e lhes pergunto: Vocês fizeram isso?! Ou, melhor ainda, o que vocês perderam enquanto planejavam isso?!
Já dissera o poeta: "Life is what happens to you when you're busy making other plans". Não sabe o que significa?! Joga no Google Tradutor, porra, você tem a internet, não pra ficar vendo pornôs, que todo mundo sabe que você vê, mas sim pra você usar como uma ferramenta para você crescer. Eu não sou filminho clichê de Hollywood pra te dar tudo mastigado, vá atrás! Eu não vou entrar nessa discussão agora, não, o assunto é outro.
A questão é que você passa tanto tempo querendo, tanto tempo planejando e desejando, ansiando por algo, que você perde o que você tem, o que acontece a sua volta. Renato Russo já disse: "Se um dia fores embora, te amarei bem mais que essa hora!", ou seja, o ser humano só se importa com algo quando perde. E é verdade, é da natureza egoísta do ser humano.
Outra coisa que ilustra bem isso é uma cena no final de O Todo Poderoso (All Mighty Bruce) em que Morgan Freeman diz para Jim Carry: "Se você quer ser um milagre, seja um milagre", você quer que as coisas acontecem, mas não faz nada a respeito. Nem isso, você não vê os milagres que acontecem. Cara, você reza, torce, crê e espera, sentado, que um milagre bata na sua porta, mas não pára pra ver a mágica do nascimento. Não repara no degradê do pôr-do-sol. Não para pra olhar uma flor se abrindo, ou mesmo a chuva caindo como fios de prata numa noite iluminada pelo luar.
Mas nem isso. Não lhes peço nem isso. Existe um episódio da série Scrubs em que o personagem principal, J.D. (cujo nome do ator me fugiu agora), que é médico em um hospital, recebe uma senhora que acredita que chegou sua hora. E ele insiste para essa mulher que ela deve lutar para estender sua vida. Para seu argumento, ele cria uma lista de coisas que todos deveriam fazer antes de morrer, incluindo falar outras línguas e viajar para outros países. Depois de horas fazendo isso, ficando no hospital até depois do seu horário, a paciente fala: "Meu filho, eu estou pronta. Mas e você, que fica perdendo seu tempo livre discutindo com uma velha se ela deve ou não morrer, quantos itens dessa lista você já riscou?! Nem isso, quantas vezes você parou para não fazer nada?! Simplesmente deitar na grama e não fazer nada?!".
É isso que lhes digo. Parem um pouco. Parem de correr. A vida não é uma corrida. Mas ela corre, sem parar. E quem tem que parar é você. Pare e aproveite. Ou nem isso, pare e relaxe. Faça nada. Não pense em nada. Só sinta-se flutuando no espaço-tempo, sem nada para te puxar de volta para a realidade. Sinta-se livre, sinta que não há nada a perder. Quando você conseguir executar tal façanha de forma satisfatória, aí sim, pode recomeçar a corrida. Mas não se esqueça de parar, às vezes, para respirar.
Só pra terminar, eu quero deixar vocês com Paciência, do Lenine:

Eu só consegui achar a versão ao vivo, mas é iso ae, galera. Eu recomendo lerem a letra da música.
Obrigado pelo tempo e pela leitura.

Beijos e abraços,
Corram pelados,
Henrique Dottoly
õ/

P.S.: Eu ainda não estou pronto para falar sobre aquele escandâlo do Rio porque eu tenho muita raiva, assunto e cansaço junto quando o assunto me vêm à cabeça. Então, por hora, fico nisso.

P.S.2: Eu realmente queria que as pessoas lessem isso "/

P.S.3: Eu vou deixar vocês em paz logo.

4 comentários:

Guilherme, vulgo Praga. disse...

não sei se meu pai inventou, ou tirou de alguma música, mas desde sempre ele me fala uma frase que eu NUNCA vou esquecer:

O sentido da vida, é a vida ser sentida!

só isso mais nada, a frase diz por si só...
a gente tem que para de pensa na consequencia, na aparencia, para de pensa no que os OUTROS vão achar, faça por você, como você disse henrique: carpediem, viva cada dia, e viva este como se fosse o último. É LÓGICO, que a gente deve manter os compromisso e tal, mas mano, pra que serve a vida sem felicidade ? O objetivo da vida, segundo aristóteles, é a felicidade, nada mais, ou seja, o homem vive pra ser feliz, com ou sem quem está a sua volta, e sem a felicidade, o homem não tem objetivo de vida, vai viver cansado, sem destino, sem um "motivo" pra viver.

uma frase que eu mesmo criei, pra definir como eu vou viver é:

Viva, apenas isso, a vida passa rapido, os dias acabam, e tudo acaba, não posso deixar que acabe da pior maneira, tem que acabar do meu jeito, do meu jeito de ser feliz! Não ligo pro que os outros pensam, se eu sorrir, ou se alguém, qualquer um, esboçar um sorriso, a minha felicidade tá garantida, e aí, eu posso dormir, pensando: Deus, se tudo for acabar agora, eu Te agradeço, porque eu estou muito feliz ! (:


é isso aí, a virtude da vida, não esta em fazer aquilo que se gosta, mas em gostar daquilo que se faz (:

Fiquem bem galera, saudades !

Villa disse...

Amar, viver, sentir como se não houvesse amanhã. Como se o hoje fosse tudo, e só. Em suma é só isto. O fim, chegando cedo, tudo se esvaindo sem percebermos, todos indo. E não tem como voltar, cada dia é único, mas vivemos como se eles fossem os mesmos. Viver, apenas isso, all everyone needs.


P.S.: Puta saudade de SJC :/
P.S.1.: Estou pegando uma mania de P.S.'s
P.S.2.: Não, não é um playstation 2. Apenas pra dizer que gosto muito da Clara *-*
P.S.3.: São 04:43 da manhã e eu to drogadão.
P.S.4.: Seus posts são fantásticos Dottoly. Já leu A Revolução dos Bichos ? Ótimo livro, estou lendo aqui (: , muito bom.

Professor disse...

"Sejamos preguiçosos em tudo, exceto em amar e beber, exceto em sermos preguiçosos". LESSING

Leiam: Direito a preguiça do Paul Lafargue:
http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/direitopreguica.pdf

Unknown disse...

O pior e tudo é que as pessoaas realmente acham q são felizem dessa forma..
Já parou pra pensar q cancêr na maioria das vezes aparecem por problemas emocionais..(porque é uma doença de cunho emocional).. assi mcomo tantas outras doenças.. Por que ela mata tanta gente hoje ??

Ninguém não tá nem aí pra pra verdadeira saúde, q é a saúde mental..ficam se intupindo de remédio e vitaminas... passan horas na academia (pensando no trabalho de problemas) P.S salvo aqueles q fazem academia pra ficar em forma e AERAR O CÈREBRO..

P.S. Posts simplesmentes fascinantes. Só leio os seus posts.. porque ue n me interesso pelos outros assuntos aki tratados. :X

Beeeeijos. ..è preciso amaaaaaaar as pessoas como se não houvesse o amanhâ..

Postar um comentário