segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Diário Rock in Rio : Dia do Metal !!!


Boa noite,nerds de plantão !
Depois de mais um longo intervalo longe do blog,eis que enfim tenho a oportunidade de retornar à este espaço lhes trazendo um texto bastante aguardado por mim.Trata-se do meu relato sobre privilegiada experiência que tive o prazer de ter no Rock in Rio desse ano !
Sim,pois por mais incrível que pareça,eu tive a grande oportunidade de ir ao Rock in Rio no último dia 25 de setembro,dia destinado ao Metal no festival carioca.Embora muitos de vocês já devam estar cansados de ouvir falar sobre o Rock in Rio graças aos nossos nem tão gloriosos meios de comunicação,rogo a todos que tenham paciência e se possível leiam o texto.Farei o possível para que ele seja o mais divertido possível.Portanto estando todos preparados,vamos lá !

A interminável espera !

Tudo começou na meia-noite de sábado para domingo, horário no qual eu saí de São José dos Campos com destino ao Rio.Minha ansiedade e de todos aqueles que me acompanhavam era imensa e durante todo o trajeto do ônibus eu mal conseguia dormir,só pensando na experiência que teria no dia seguinte.Para piorar a situação,o ônibus atrasou bastante no trajeto e quando chegamos ao Rio,já eram 8 da manhã.Depois da complicada compra do Rio Card e de uma divertida viagem de ônibus circular pela Cidade Maravilhosa,nós enfim chegamos à Cidade do Rock para encontrar uma quilométrica fila de cabeludos vestidos de preto que tinham madrugado lá para guardar seu lugar,Eram 10 da manhã quando chegamos e os portões só abririam às 14 horas ! Conformados com a longa espera ficamos lá,de pé.Ora conversávamos com as outras pessoas da fila,ora espiávamos os tipos que zanzavam pelo lugar.Fato é que naquele lugar só haviam roqueiros de verdade.Dava pra ver isso estampado na cara e nas camisas de cada um deles.Depois de muita espera,xingamentos a tudo e a todos e até mesmo arremessamento de grades (eu juro por Deus que começaram a atirar grades no matagal lá do lado),o que ocorreu foi que os portões abriram 15 minutos mais cedo e em meio à euforia e êxtase,entramos na Cidade do Rock !

Mais espera e começo morno !

Depois da euforia da entrada,fotos e daquela tradicional ida ao banheiro (que nesse horário ainda estava apresentável),nós chegamos ao Palco Mundo para guardar o lugar (excelente por sinal) para os shows que viriam ! Acabei optando por não assistir aos show do Palco Sunset,pois por mais que eu gostasse de algumas bandas que tocariam lá,a perspectiva de ver os shows do Palco Mundo mais de perto era demasiado tentadora.Assim,nós ficamos lá,das três da tarde às sete da noite esperando os shows.O tempo não parecia passar e nem mesmo os shows do Palco Sunset que eram mostrados pelo telão pareciam amenizar a espera.O tempo foi passando,os pés foram doendo e eis que enfim,pontualmente às sete da noite,o Glória entra pra abrir os shows do Palco Principal !
Não é porque os caras são brasileiros não,mas que o show do Glória foi fraquinho,foi.O Brasil tem bandas de Metal sensacionais,bandas essas que estavam logo ali,no Palco Sunset (Porra,Sepultura é reconhecido internacionalmente e não estava no Palco Principal).Assim,a revolta e as vaias diante do show do Glória foram perfeitamente compreensíveis.Além disso,não dá pra levar a sério uma banda de Metal chamada "Glória" e ainda por cima com letras do tipo "Vai se fuder é tudo meu" ! Dessa forma,o show do Glória foi extremamente fraco,exceto pelos bons covers do Pantera e do solo do baterista deles,que por sinal é muito bom ! Tirando isso,o primeiro show do Palco Principal foi bem morno !

Salvos pelo Maiden !

Outra banda bastante questionável a se apresentar no Palco Mundo foi o Coheed and Cambria ! A banda liderada pelo cabeludo Claudio Sanchez,até que tinha um som bacana,mas parava por aí.Ao longo de todo o tempo de show,os caras ficaram fazendo uns riffs bacanas e pá,mas sem nunca fazer o público pular de verdade.Eis então que a banda imenda um sensacional cover de The Trooper,clássico eterno do Iron Maiden e então você já viu,pulos,gritos e muito empurra-empurra.Assim,salvos pelo Iron Maiden,o Coheed and Cambria funcionou bem como um aquecimento para o que ainda estava por vir.

O poder da "old school" !

Finalmente,depois de horas de espera de pé e de dois shows pouco empolgantes,chega a hora de uma banda de peso subir ao Palco Mundo.A banda britânica Motorhead,liderada pelo lendário Lemmy Kilmister subiu ao palco com uns bons minutos de atraso.Extremamente aguardado,o show do Motorhead foi tudo aquilo pelo qual os metaleiros estavam esperando.Começando com Iron Fist,o Motorhead conquistou todos os cem mil presentes já na primeira música.A loucura foi tanta que todos os metaleiros que haviam ficado no Sunset pra ver o Sepultura tentaram deseperadamente ir pra frente pra poder ver o Sr.Lemmy mais de perto.O resultado:Um tremendo de um empurra-empurra que obrigou eu e o grupo que me acompanhava a formar uma verdadeira corrente com o intuito de não se perder na confusão,tamanho o poder da velha escola.
Com seu jeito grosso e seu gutural sotaque britânico,Lemmy se mostrou bastante amigável,até brincando com os presentes.Os pontos altos do show do Motorhead foram a quase nacional Going to Brazil,além das eternamente clássicas Ace of Spades e Overkill (com participação do Andreas Kisser) que levaram a galera ao delírio e incitaram as rodinhas punk na Cidade do Rock.Outro destaque foi o batera Mikkey Dee,que em uma inspiradíssima noite fez a alegria dos rockeiros com um espetacular solo de bateria.
No fim,o Motorhead deixou o palco com missão cumprida,largando uma belíssimo sorriso no rosto de quem os viu.

O reinado do Caos !

Assim que o Motorhead saiu do palco,todo mundo já sabia o que viria a seguir:Slipknot ! A banda dos mascarados sempre me empolgou,mas confesso que estava com um pé atrás com aquele show deles no Rock in Rio.Desde a trágica morte do baixista Paul Gray no ano passado,o Slipknot não havia se aventurado em grandes shows e vivia dando declarações incertas quanto ao futuro da banda.Assim,eu estava inegavelmente cabreiro quanto ao show dos caras.
Entretanto,quando Corey Taylor e sua banda subiram ao palco com aqueles uniformes antigos,toda a desconfiança sumiu e dava pra ver que pela reação da banda ao ver aquelas cem mil pessoas,aquele seria um show histórico para ambas as partes,público e músicos.E felizmente eu não estava enganado.
Durante todo o show do Slipknot,o que se viu foi uma doideira musical,impossível de se explicar com palavras.Aliás acho que foi essa a sensação da maioria dos presentes:surrealidade.O show do Slipknot foi tão aterrador e tão insano que quando acabou,a sensação foi a de que tudo não passou de um sonho.
Para alegria do público,a banda deu grande abertura para seus sucessos mais antigos.Wait and Bleed,Before I Forget e Duality(com direito a um membro da banda se jogando no público) foram sem sombra de dúvidas o ponto alto do show.As também icônicas Psychosocial e Surfacing incendiaram a noite na Cidade do Rock.Era só olhar para a quantidade de Rodinhas Punk pra perceber isso.
Por fim,depois de um dos shows mais caóticos jamais feitos nesse país,a própria banda reconheceu:Aquele fora o maior show da história do Slipknot ! Se a banda vai continuar ou não ainda é cedo para se afirmar,fato é que naquele emocionante abraço de Corey Taylor e do baterista Joey Jordison no fim do show,o pensamento dos dois deveria ser um só : Paul Gray estaria orgulhoso,onde quer que estivesse.

Enfim,Metallica !!!

Se a noite até aquele momento já havia sido memorável,a entrada do Metallica só a fez se tornar ainda mais histórica.Antes de mais nada,é preciso dizer que o Metallica é uma das minhas bandas favoritas.Sou fanzaço dos caras desde criança e dessa forma,não é exagero nenhum dizer que mesmo com tanta banda foda indo tocar nesse dia 25 do Rock in Rio,eu fui mesmo para a Cidade do Rock pelo Metallica,e o que viesse junto seria lucro !
Bem,inegavelmente eu lucrei bastante dia 25 (xD) mas com toda a certeza para mim,o show do Metallica foi muito mais do que o melhor da noite,foi a realização de um sonho !
Começando ao som de The Ecstasy of Gold de Enio Morricone,a banda surgiu triunfalmente no palco para abrir o último show da noite com a tradicional Creeping Death,que já nos levou ao delírio nos primeiros minutos.Em seguida.sem deixar o público respirar,a banda já emendou os acordes de For Whom the Bell Tolls,outro pesadíssimo clássico da banda que fez todos cantarem no Rio.
James Hetfield parecia uma criança e nem se esforçava para esconder a satisfação de estar tocando ali."Vocês estão se sentindo bem ? " perguntou ele,"Pois eu estou me sentindo melhor" gritou Papa Het para delírio dos presentes.
Para mim,um dos momentos mais especiais do show foi a execução de Fade to Black,a eternamente bela balada e minha música favorita da banda.Entretanto,é inegável que Orion foi extremamente emocionante também,nos lembrando do eterno Cliff Burton.
Vale também ressaltar a aula de Trash Metal dada com a sequência Master of Puppets,One e Blackned que trouxeram o que o Trash tem de melhor para a cidade do Rock.Por fim,há de se destacar também Enter Sandman que mesmo não sendo uma das minhas favoritas da banda,é inegavelmente brilhante ao vivo.E claro,sempre digna de nota é Seek and Destroy,clássico principal do Metallica e que fez brotarem Rodinhas Punk na Cidade Rock.O show foi tão incrível que no final nem mesmo o Metallica queria deixar o palco.
Por fim,depois de 13 horas de pé,o show do Metallica foi quase curativo.Pode não ter sido tão insano quanto o do Slipknot,mas para mim que sou fã,foi indescritível.Ao deixar o palco mundo após o show do quarteto de São Francisco eu sorria muito,pois uma das minhas prioridades antes de morrer podia ser oficialmente ser riscada da lista.O show do Metallica foi um dos meus sonhos se realizando.

Por fim,não é preciso os aborrecer com o relato da minha viagem de volta,até porque eu estava exausto e mal me lembro dela.Fato é que ter a oportunidade de ver seus ídolos num festival da magnitude do Rock in Rio é inesquecível.Se um de vocês foi,sabe do que estou falando.Se você não teve essa oportunidade,relaxe,em 2013 tem de novo.E eu já digo,se em 2013 o AC DC vier,este que vos escreve já está na cidade do Rock !

1 comentários:

Henrique Dottoly disse...

Cara, sua descrição é fantástica. Gostaria muito de ter podido assistir os tais shows. Sem dúvida deve ter sido uma experiência inesquecível.
Adiciono ainda uma banda ao seu último comentário: se JET vier, conte comigo ao teu lado õ/

Postar um comentário