sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Somos Sustentáveis?!

Bom dia, patota!
Ahh, meus caros nerds, quanto tempo! Sim, tenho sentido vossa falta. Nem sequer tenho mais desculpas para minha ausência, apenas vos digo que não quero abandoná-los e não o irei! Bem, antes de mais nada, gostaria de uma grandiosa Boas-vindas para nossa mais nossa corredora pelada, Tsuya 13, nossa irmãzinha mais nova. Que ela nos traga tanta nerdice quanto possível!
Crente que meus irmãos estão fazendo um ótimo trabalho com as notícias nerds, eu venho hoje com mais um assunto político para vocês. Queria falar com vocês sobre sustentabilidade. Pra começo de conversa vocês entendem plenamente o significado de sustentabilidade?! Definamos uma sociedade sustentável como aquela que se sustentava (hein, hein?!?!) ao longo do tempo. Não, isso não é só sobre um futuro verdezinho, cheio de plantas, amigo das borboletas e etc. Isso tem relação, sim, com a natureza, mas isso é apenas um dos três pilares da sustentabilidade: Social, econômica e ambientalmente.
Okay, pra continuar, vou passar pra vocês um texto de minha autoria sobre sustentabilidade, para nós refletirmos um pouco se nós, seres humanos, somos sustentáveis.

"Em 1995, um autor português, José Saramago, previu o que aconteceria com uma sociedade caso ocorresse um surto epidêmico de cegueira. Saramago trouxe os seres humanos de volta a sua selvageria, a seus instintos e seu egoísmo animal. Guiou-os para uma sociedade em ruínas, onde não havia mais poder, ordem, justiça.
Porém, se pararmos para pensar, não estamos tão longe da situação por ele descrita. Seres humanos se devoram, uns aos outros, buscando consumir e consumir, até que esse consumo excessivo os consuma. Presos, em nossa ilusão de segurança; cegos do pior tipo, aqueles que não querem ver. Podemos dizer de nós, seres humanos, sustentáveis?!
Não que se possam separar os três pilares para uma sociedade, mas para um maior foco, dizemos que, ecologicamente, não. A Mata Atlântica, com seus aproximadamente 8% de área conservada, está aí para dizer. O ser humano tem mania de não saber onde ou quando parar. Está sempre visando o mais, a maior quantidade, sem se importar com a qualidade ou, sequer, com a existência. Afinal, quanto mais produzirmos, mais cedo se acaba. E não podemos culpar a Natureza porque, essa, já nos deu muitas alternativas.
Economicamente, também não. Os manipuladores do nosso sistema econômico investem em entretenimento e subsídios, e não nas necessidades básicas da sociedade, como educação e saúde. O resultado mais claro disso é um professor público ganhando R$600,00 enquanto um jogador de futebol ganha um milhão e meio. Não é possível sustentar tamanha inversão de valores. Como podemos viver numa sociedade em que os que estão em cima só sobem e, os de baixo, só descem?
Socialmente, por fim, novamente não. Vemos lixos nas ruas; mendigos dormindo ao léu, como se animais; tiros e balas perdidas; sangue e mais sangue nos jornais... Você fica até meio perdido. Cadê aquele amor pelo próximo? Cadê a cooperação? Cadê a humanidade em nós, humanos?
Mas, ainda há esperança? Podemos ainda crer em nós, analisando esses múltiplos pontos que criam uma lacuna entre nós e um futuro sustentável, um futuro não apenas verde, mas vivo?
O futuro do planeta está em suas mãos. Quem decide o que fazer com ele é você."

Bem, é isso ae, galera, espero que tenham gostado.
Beijos e abraços,
Corram pelados,
Henrique Dottoly

P.S.: Eu vou tentar manerar nos assuntos sérios com vocês, juro.
P.S.2: E vou tentar aparecer mais também, galera.
P.S.3: E vou tentar aprender a dançar.

0 comentários:

Postar um comentário