quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

10 livros OBRIGATÓRIOS para os Nerds !

Olá novamente meus caros amigos nerds !
Cá estou eu aqui outra vez para lhes trazer um post que vinha querendo muito escrever.
Como vocês bem sabem,sou um apaixonado por livros,paixão essa,que com toda a certeza é também compartilhada por milhões de nerds ao redor do mundo.Mas existem livros e livros,e com os nerds não é diferente não acham ?
Sim,porque em meio a tantos livros que nós vemos por aí,existem aqueles que são TOP,e para os nerds então,existem aqueles que são simplesmente obrigatórios.
Dessa forma,baseado em minha opinião pessoal,e na de alguns outros nerds com quem tive o prazer de conversar,resolvi bolar uma lista com os livros que são essenciais para qualquer um que tenha pretensão de se chamar de nerd.Mas como é sabido,minha opinião,não necessariamente coincide com a de vocês,então qualquer crítica ou sugestão que tiverem para acrescentar à lista,deixem nos comentários,OK ?
Pois bem,tendo dito então tudo que havia pra se dizer,vamos logo ao que interessa !


O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien !
Falar de Senhor dos Anéis para nerds é simplesmente chover no molhado né ? Acho que não falo besteira quando digo que Senhor dos Anéis é simplesmente a maior obra nerd já escrita.Por que? Ora,o autor do livro,o mestre Tolkien simplesmente passou a vida inteira escrevendo sobre um mundo que só existia na cabeça dele e criou raças,lendas,calendários e até idiomas para seu mundo.Conseguem imaginar algo mais nerd que isso ? Mas muito mais do que isso,Senhor dos Anéis é uma história pra lá de divertida sobre Magos,Dragões,Cavaleiros,Elfos,Anões e claro,nossos tão queridos Hobbits,que se metem em uma mega aventura pra salvar o mundo.Assim,volto a afirmar que entre os livros nerds,SdA é se destaca mais e ser nerd,e não ter lido a obra-prima de Tolkien,é uma heresia que provavelmente não terá salvação.xD

O Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams !
A mais divertida de todas as ficções científicas não podia ficar de fora dessa lista né ?
Criada pelo mega-gênio Douglas Adams,O Guia do Mochileiro foi imaginado como uma sitcom(algo como uma novela) britânica.Como nenhum canal aceitou bancar a produção,o jeito que Adams achou foi mergulhar na literatura.Abençoado seja ele,por ter tido essa ideia,pois duvido que de outra forma a obra se tornaria tão conhecida.
Cheio de tiradas que agradam até mesmo aos não nerds,a obra ainda assim é claramente voltada para nossa camada.Nesses livros,você fará descobertas preciosíssimas como que os ratos são na verdade os seres mais inteligentes do mundo e a tão valorizada resposta para a pergunta fundamental:42 !!!!
Mas além disso,Douglas Adams consegui fazer o que realmente importa,nos fazer rir e valorizar o que há de realmente importante nesse curto período de tempo que chamamos de vida.

1984 de George Orwell !
Do pai da Distopia(gênero em alta atualmente graças a Jogos Vorazes) 1984 é um dos livros mais cultuados da história.Sinto,mas devo admitir que sou um herege e ainda não li esse livro,mas garanto que esse ano o farei sem falta.
De qualquer forma,1984 tem tudo que um livro distópico tem para agradar um nerd.Winston Smith leva a vida perpetuando o regime com a manipulação de informação por meio de imprensa,arquivos públicos e literatura.Com o passar do tempo,ele vai se tornando cada vez mais atormentado até que se decide a liderar uma mega rebelião contra o sistema.Não preciso dizer mais nada hein?
Mas whatever,84 é um livro foda segundo todos que o leram e se tornou referência no que diz respeito a manipulação de informações e violação da liberdade do indivíduo.Além disso,o livro criou um dos termos mais amados e odiados de todos os tempos,o famoso Big Brother ! Só digo uma coisa,eu TENHO que ler esse livro.

Fundação de Isaac Asimov !
Bem,esse é mais do que obrigatório para qualquer nerd por dois motivos : 1)Foi escrito pelo maior mestre da história da Ficção Científica 2)Inspirou o maior ícone da história nerd : Star Wars !
No livro,acompanhamos a expansão do Império Galático por quase todos os planetas.Eis então que um Psico-Historiador consegue inventar um método no qual aplica a matemática na História e dessa forma consegue enxergar o futuro.Assim ele prevê o fim do Império e diz que a porra toda vai ruir a não ser que seus líderes acatem as suas vontades.Assim tem início uma trama intrincada e cheia de reviravoltas !
Issac Asimov é também autor do eterno clássico,Eu Robô,mas Fundação é Fundação né ?

As Crônicas de Artur de Bernard Cornwell !
Bem,falar de literatura nerd e não falar de Rei Artur é sacanagem,dessa forma,eu fiquei em dúvida entre dois livros: As Brumas de Avalon e As Crônicas de Artur,um páreo duríssimo.
Mas acho que a obra de Cornwell merece esse posto por ter trazido uma versão totalmente nova da história do lendário monarca britânico.Cornwell,famosíssimo autor de romances históricos se baseou nos achados arqueológicos para mostrar como seria Artur se ele realmente tivesse existido,sem essa parada de magia e talz.O resultado é um livro soberbo onde acompanhamos Derfel,um guerreiro que narra a trajetória de Artur em sua guerra contra os saxões e as aventuras de seus cavaleiros da Távola Redonda ! Sensacional,especialmente pelas batalhas,que são as mais realistas que já li !

Watchmen de Alan Moore e Dave Gibbons !
Muitos podem achar exagerado eu dizer que Watchmen é um livro,mas como até mesmo a Time o reconheceu como uma das obras literárias mais importantes do século XX,estou no meu direito.
A verdade é que Watchmen é um genial obra literária que não poderia ser narrada de outro jeito que não como uma HQ.Nela acompanhamos a metáfora definitiva da sociedade habitada por justiceiros e as consequências que a presença deles traria para os eventos mais importantes da história.O Dr.Manhattan,primeiro homem a adquirir poderes é uma das criaturas mais fantásticas já criadas e se torna quase um Deus no contexto da obra.Os capítulos em que debate a existência humana e o espaço-tempo são geniais e nos deixam extremamente reflexivos.Além disso,o enredo de mistério e investigação,muito legal por sinal,é só um pretexto para Moore debater os temas mais filosóficos de todos os tempos.Uma obra que qualquer nerd deveria ter lido sem nem sequer hesitar.

Deuses Americanos de Neil Gaiman !
Bem,Gaiman é outro autor que não deveria ficar de fora dessa lista.O problema é que ele já escreveu tanta coisa foda que fica difícil escolher uma só.Dessa forma,optei por aquela que é a mais conhecida no campo da prosa e a coloquei aqui.O único problema é que essa é uma das únicas obra do inglês que eu ainda não tive o privilégio de ler.xD ! Bem,desse ano não passa.
De qualquer forma,Gaiman é um gênio no campo da fantasia moderna e tem a sensacional habilidade de misturar todo e qualquer tipo de folclore com os fatos do dia-a-dia.Nesse livro acompanhamos Shadow,que na companhia de Wednesday(na verdade o Deus Odin) vaga pelos Estados Unidos reunindo os Deuses Antigos para a Guerra que virá contra os Deuses Modernos(a internet,o dinheiro,a TV,etc,que por serem motivo de culto,se tornaram deuses)! Já deu pra ver que imaginação é o que não falta para esse inglês.Outras obras foda dele são Neverwhere,Stardust,o Livro do Cemitério e claro,a eterna HQ Sandman !

Duna de Frank Herbert !
Um dos livros mais cultuados da história,Duna narra como seria a Sociedade Feudal Futurista,onde várias famílias poderosas buscam poder.Na obra,existe um material extremamente cobiçado,a chamada melange,e pessoas estão dispostas a tudo por ela.O livro acompanha Paul Atreides que é enviado com sua família para chefiar o planeta Duna.
Apesar de se focar nas politicagens,Duna traz um grande aprofundamento nos personagens e também desenvolve um sistema tecnológico amplo e muito bem bolado.,com detalhes químicos e biológicos foda.
Infelizmente só li o primeiro livro,mas digo uma coisa,foi sob recomendação do meu professor de química,dessa forma,podem entender o quão nerd é a parada certo ?

Viagem ao Centro da Terra de Júlio Verne
Um dos pioneiros da Ficção Científica,o chamado Homem que previa o futuro também não poderia ficar de fora da lista.Verne escrevia sci-fi muito antes de saberem o que era isso,e sua grande obra,Viagem ao Centro da Terra é um exemplo do que há de mais divertido e interessante no gênero.No livro,acompanhamos o nerdíssimo prof.Lidenbrock ,que baseado num manuscrito de um alquimista irlandês embarca numa viagem além da imaginação em busca do centro da terra.Eles entram então em um vulcão e a partir daí é diversçai que não acaba mais.Se você não leu Verne,recomendo seriamente que o faça,pois o francês escreve de maneira rica e ao mesmo tempo atraente para qualquer um que se aventure a lê-lo !
Outras obras de sua autoria são 20 mil léguas submarinas e A Volta ao Mundo em 80 dias !

A Guerra dos Tronos de George R R Martin !
Por fim,não poderia deixar de falar do mais comentado livro nerd da atualidade e com toda a certeza no futuro será tão cultuado quanto é hoje O Senhor dos Anéis ! George R R Martin cria nesse livro o brutal universo de Westeros,uma terra onde as estações duram dezenas de anos e uma Muralha Gigantesca protege os limites da Civilização.Nesse contexto temos uma das tramas mais bem construídas da história,cheia de reviravoltas e mortes que deixam os leitores com o coração na mão.Optando por um mundo fantástico bem mais realista e cruel que o de Tolkien,Martin abusa de sexo,imoralidade,violência e política em sua obra e com isso se consagra como uma grata surpresa em um universo tão dominado por clichês como é a fantasia.Sensacional,esse é o primeiro volume das Crônicas de Gelo e Fogo e se vocês quiserem saber mais sobre essa série,é só darem uma fuçada no blog,pois material sobre ela é o que não falta por aqui !

Muito bem,espero que tenham gostado e achado produtiva.Mais uma vez repito,esses foram os livros que eu tomei como referência e se tiverem alguma sugestão a acrescentar façam isso nos comentários,até porque eu gostaria de expandir ainda mais a minha cultura nerd.
Alguns autores fodas como Terry Pratchett e H.G Wells eu tieri da lista com uma dor no coração,mas digo que foi porque o texto estava muito grande a afinal,eram só dez livros !
Mas bem,por hoje é só !
Espero que tenham gostado e até a próxima !

3 comentários:

Anônimo disse...

dessa lista só li SdA(claro),Guia do Mochileiro,Watchmen,1984 e Guerra dos Tronos mas em geral a lista tá mt boa.
Só senti falta de alguma coisa do mestre Stephen King.
Mas parabéns pelo texto.

Henrique Dottoly disse...

Concordo com o cara acima =D Em tudo, até nos livros lidos .-. Só acho q talvez o King seja dark d+ pra nerd. Mas talvez Torre Negra, ou qlqr coisa assim...
Acho que Dan Brown, apesar d'eu (infelizmente) nunca ter lido, deveria entrar, pelo que me falam... O Guia talvez seja o mais nerd da lista, pelo menos dos que eu já li, pois, além de TUDO, o cara ainda consegue explicar todas as coisas de modo (pseudo, pelo menos) científico! É brilhante =D
Amei o texto, Mr. T! Quero mais dicas de literatura =B

Reinaldo disse...

Este livro irá em breve entrar nesta lista: www.asagadopordosol.com.br e http://www.youtube.com/watch?v=ALueAeThbOk

Postar um comentário