terça-feira, 14 de agosto de 2012

Contraargumentando o argumento

Bom dia, patota!
Eu sei, eu sei, muuuuuuuuuito tempo que eu não passo por aqui, to ligado, mas, eu voltei, é isso que importa, não é? =D
Eu queria falar com vocês sobre uma epifania que tava tendo durante o banho. Mentira, não é bem uma epifania, é meio como se eu sempre soubesse disso, sabe? Mas consegui colocar em palavras, agora!
Eu estava cá pensando sobre guerras. Mas não vou falar de guerras com vocês, é só pra contextualizar. É que, desde que eu li 1984, do Orwell, eu mudei um pouco meu pensamento sobre guerras e entendo o funcionamento dela na sociedade Capitalista. Entendo, também, a utilidade dela e, de certo modo, consequências positivas que ela traz. E, na infinita viagem tóxica do banho, estava eu querendo dissertar defendendo guerras. Mas como disse, não vou dissertar sobre guerras (há!). O primeiro porém que eu pensei foi nos Direitos Humanos.
E a primeiro resposta que me veio na cabeça foi: Direitos Humanos? Como poderíamos falar em Direitos Humanos numa sociedade capitalista? Porque, realmente, parceiro, se pararmos para pensar, a sociedade que vivemos é imensuravelmente desumana. "Titio Dottoly, como que o Capitalismo é desumano???"
Pois bem, vamos aos fatos.
Gostaria de lembrar vocês de um acontecimento lá, lá atrás, em 1929. Bem, aconteceu que, nessa galáxia muito, muito distante, o mundo estava tão bem, tão bem, que se deu mal... E foi exatamente isso que aconteceu. Nessa data, todos os trabalhadores dos Estados Unidos estavam empregados. Não havia desemprego. E isso foi tão ótimo, que a bolsa quebrou.
Acontece, parceiro, que o sistema Capitalista precisa do desemprego. Pro capital continuar rodando. Praqueles que estão empregados sentir medo de entrarem nos 5% de desempregados. Compreende o sistema? A ideia é manter os empregados com medo de serem desempregados, para manter o salário baixo e o lucro alto. Coisa de louco! Teoria da conspiração!
Sério? Então por que que a bolsa quebrou em 29? Por que que existem 4,5% de desempregados no país e 5,3% de vagas?
Além disso, é desnecessário reforçar que o Capitalismo, em consequência da tese de "Lucro à qualquer custo", gera desigualdade social, injustiça, corrupção, fraudes políticas (tá aí a ONU de exemplo!), violência, ignorância, hipocrisia, e diversos outros nomes feios que você conseguir pensar.
Então, Capitalismo realmente é desumano. Imensuravelmente desumano. Inacreditavelmente desumano.
Veja, não estou dizendo, também, para largar essa porra toda e virarmos Anarquista. Nem, também, virarmos Socialistas. Entenda, parceiro, não estou dando resposta. Mas, pqp, se eu quiser defender guerras, arranje um argumento melhor que Direitos Humanos.

Beijos e abraços,
Corram pelados,
Henrique Dottoly

P.S.: Parece que eu to bravo nesse final kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'

P.S.2: Eu to feliz, viu, gente? xD

0 comentários:

Postar um comentário