sábado, 7 de agosto de 2010

A Origem ! O melhor do ano ?



Olá meus amigos !
Sei que comumente eu não apareço aqui para resenhar filmes,mas é que esse aqui que eu assisti ontem,aguçou mais do que nunca,a minha alma nerd !
O tal filme é A Origem do diretor Christopher Nolan !
Deixe-me ver por onde começar com esta resenha...Já sei, que tal pelo trabalho do Di Caprio no filme? Sim,até porque a explicação sobre essa tal profissão me deixou com a pulga atrá da orelha no começo do filme !
Don Cobb(Di Caprio) é um ladrão bastante conceituado na trama de Nolan ! O sujeito é especialista na arte da extração de pensamentos e ganha uma grana preta com isso,já que se tornou peça chave no intrincado jogo da espionagem industrial ! Mas como dinheiro não significa felicidade(será?),o caso de Cobb não é diferente.Ele vive sendo atormentado por fantasmas do passado,relacionados à sua mulher que morreu!Como se isso não fosse o bastante,o sujeito ainda está proibido de voltar para os EUA(seu país natal)e de ver seus filhos pois é considerado um assassino !
É em meio a esse cenário que surge uma oportunudade de redenção para Don ! E ela vem na forma de um serviço proposto pelo bilionário Sr.Saito(Ken Watanabe) ! O bilionário deseja que Cobb,ao invés de extair,plante um sonho na mente do herdeiro da Grande Cobol Enginneering,o excêntrico Fischer(Cillian Murphy)! Cobb imediatamente aceita o perigoso serviço e após reunir uma equipe com os melhores ladrões do Mundo,ele parte em uma viagem dentro dos sonhos de um grande e atormentado bilionário !
Se esse resumo básico já é complicado,o que se dizer do filme em si ! Mas não há como dizer,que o resultado ficou ruim ! Não,com certeza não ! O filme é absolutamente genial ! Chris Nolan é um dos poucos em Hollywood que se preocupa em contar boas histórias e principalmente é um dos únicos que faz filmes destinados a deixar o espectador pensando! Com A Origem não é nem um pouco diferente ! A obra é imprevisível,original e mesmo no final,permanece um enigma para muitos ! Não vou mais falar sobre a história,pois cabe a você entendê-la ou não !
A trilha sonora do mestre Hans Zimmer é genial e se encaixa com perfeição no filme,servindo como uma dilatação do clímax na obra ! Genial ! Creio eu,que esse é o seu melhor trabalho !
As atuações estão tão boas quanto o resto ! Até Di Caprio,do qual eu nunca fui o maior fã conseguiu excelentes no filme e está impecável no papel de Cobb ! Mas o destaque mesmo está na atuação de Joseph Gordon-Levitt como Arthur ! O cara arrepia,principalmente na absurda,genial e insana cena da luta anti-gravitacional ! E é com ele que surgem os momentos mais cômicos da trama ! Mas a bela Ellen Page e o durão Tom Hardy também tem seu mérito na trama !
Enfim, A Origem se sagra como o filme mais genial do ano ! Posso dizer que para mim,ele é o melhor desde o longínquo O Senhor dos Anéis ! Há muito tempo eu não assistia algo tão desafiador ! Em tempos onde os cinemas são inundados por adaptações, remakes e afins, ver uma história original tão bem feita, tão cativante, me faz acreditar que ainda existe esperança em Hollywood. Parabéns Nolan, você conseguiu novamente

1 comentários:

Dianinha disse...

eu assisti e posso comentar ; e o oscar vai para : A ORIGEM
melhor do ano com certeza!!!!!!!!!!!!!
PS:O pião para no final dos créditos?(só pra quem sabe)

Postar um comentário