domingo, 23 de janeiro de 2011

Duelo Nerd: Harry Potter vs Crepúsculo


Olá novamente meus queridos nerds !
Depois de uma longa viagem na terra do Tio Sam e um bom tempo(bom tempo mesmo)sem postar,achei que meu retorno ao nosso blog deveria ser feito em grande estilo !
Dessa forma,não consegui pensar em uma maneira melhor de voltar a escrever por aqui do que com um bom e velho Duelo Nerd ! Afinal,ao longo do tempo,os duelos se tornaram marca registrada do nosso blog(e minha também) !
Mas aí veio a terrível dúvida: Qual duelo será digno de ostentar o título de "O Primeiro Duelo de 2011 ?"
A resposta veio enquanto eu andava pelos parques dos Estados Unidos e via aquele bando de adolescentes(em sua maior parte do grupo feminino) andando pra lá e pra cá com camisetas daquela coisa que insistem em chamar de livro,conhecida como "Crepúsculo" !
Porra ! Crepúsculo é um assalto à inteligência ! Uma desonra à literatura ! Além de a história ser pobre e tosca,o livro é recheado de clichês e sua grande serventia foi "estragar" a juventude da nossa geração que por sinal,nunca esteve em uma situação tão ruim como tem estado nesses dois últimos anos !
Assim,resolvi fazer um duelo pra acabar com Crepúsculo ! Qual oponente estaria à altura do desafio ? Qualquer um ! Mas mesmo assim,resolvi colocar os vampirinhos em um duelo contra uma série que fez um bem tremendo pra juventude,infância e até mesmo pros adultos do seu tempo : Harry Potter !
Não que exista alguma semelhança de nível entre as duas séries ! HP é infinitamente melhor ! Mas eu resolvi colocar as duas aqui para vocês verem o quanto narrativa de Meyer é pobre e está anos luz atrás de Harry Potter,que apesar de ser minha série favorita,nem é tão literariamente perfeita assim !

Autoras :
J.K Rowling teve a idéia que originou toda a série Harry Potter durante uma viagem de trem ! Depois disso ela se entregou à um profundo trabalho de pesquisa,que consumiu anos de seu tempo ! Durante suas pesquisas,Rowling criou todos os feitiços que em sua maioria são palavras em latim,bolou todos os nomes(cada um tem um significado,pesquisem e verão) e imaginou um mundo fantástico,absolutamente verossímil com criaturas das mais diversas mitologias ! A Pedra Filosofal demorou 7 anos para ser escrito,devido a todas as pesquisas que a originaram ! Já Stephenie Meyer,teve a ideia para sua novela,a partir de um sonho de um amor entre uma menina e seu "vampiro".Depois disso ela partiu pra escrever,e sem pesquisa e planejamento alguns,ela terminou seu livro em dois meses ! O resultado ? Um livro pobre,recheado de personagens inúteis e que destruiu a mitologia dos vampiros que sempre foram tão fascinantes ! 1 ponto para Harry Potter e ponto final !

Trama:
Crepúsculo é uma versão bem desonrosa de Romeu e Julieta só que com Vampiros ! A trama é sobre Isabella Swan que se apaixona por um vampiro e só ! Não tem mais nada ! Nem adianta argumentarem,porque eu mesmo li os livros ! Lua Nova,Eclipse e Amanhecer são apenas um calamaço de páginas que falam a mesma merda que Crepúsculo falou ! Enrolação em cima de enrolação ! Já Harry Potter conta a história de um moleque que descobre que seus pais são bruxos e que por isso mesmo é chamado pra estudar em Hogwarts,uma escola de feitiçaria ancestral ! Lá,durante flashbacks de seu misterioso passado e estudos,Harry descobre que Lord Voldemort,o assassino de seus pais está para voltar e que o alvo do cara é ninguém mais,ninguém menos que o próprio Harry ! A partir daí,muitas aventuras,mortes,auto sacrifícios e mistérios acompanharão Harry durante sua árdua jornada ! Alguma dúvida de qual trama é melhor ? 1 ponto para Harry Potter !

Personagens Principais:
Eu chego a rir quando tenho que comparar os personagens dessas duas séries ! Harry é um menino-bruxo,que aprende magias poderosas,comanda grupos de resistência,luta contra a ditadura que se instaura no Ministério,se apaixona de uma maneira que todos os adolescentes se apaixonam,tem uma coruja,enfrenta um vilão forte pra caralho,volta no tempo,é o melhor jogador de quadribol e ainda voa num carro e num hipogrifo só pra variar !Edward é uma fada que não pode viver sem Bella,tem o poder de aparecer pra dar lições de moral de livros de auto-ajuda e brilha no sol que nem a globeleza ! No núcleo feminino,temos Hermione em HP,que é linda,inteligente e luta com unhas e dentes pelo que acha certo ! Em Crepúsculo temos Bella que é burra,sem graça,sem personalidade,emo,suicida e que pede pra ser mordida a cada dez segundos ! Além disso,Harry tem como amigo o Ron,que é engraçado,leal,corajoso,pega a
Mione,faz piadas e ainda joga Quadribol,enquanto Twilight tem Jacob,que apesar de dahorinha,é um lobisomem que não tem um pelinho sequer e é pedófilo como descobrimos no quarto livro ! Resumindo,mais 1 Ponto para Harry Potter !

Coadjuvantes e vilões:
Em HP temos Voldemort,o maior vilão da história depois do Darth Vader ! Somente a menção ao nome do vilão já faz meio mundo se cagar ! Além disso,temos os Comensais da Morte,a conspiração no ministério e mocinhos que viram vilão e vice-versa ! Em Crepúsculo temos os Volturi e deixe-me ver...os Volturi ! Só :( ! Vá tomar no cu ! Os caras nem tem background e assustam só fadinhas como os Cullen ! No quesito codjuvantes HP é pra mim uma das séries que mais se destaca ! Nós temos Dumbledore,Sirius,Dobby,Neville,Luna,Lupin e muitos,muitos outros ! Crepúsculo tem aqueles lobisomens falsificados e os Cullen que são fadas que chupam sangue de animais ! Dá vontade de quebrar o PC ! Mais 1 ponto pra Harry Potter !

Filmes:
Mais risadas ! Harry Potter não começa bem nos cinemas ! Embora extremamente fiéis,os filmes parecem teatro infantil ! Mas com a chegada de Alfonso Cuarón em O Prisioneiro de Azkaban,as coisas melhoram ! A partir daí os filmes ficam mais sombrios,as atuações melhoram e tudo chega ao seu ápice no sétimo filme que verdadeiramente primoroso ! Além disso,a fotografia dos filmes é primorosa,os efeitos são magníficos e a trilha sonora é de John Willians ! Fim de assunto! Já Crepúsculo tem três filmes que beiram o ridículo ! Nenhum daqueles três atores trabalha bem,os roteiros são fracos,os diálogos são péximos e a direção artística e fotográfica são piores que as de novelas mexicanas ! E mais:Harry Potter tem atores como Helena Bonham Carter,Gary Oldman e Richard Harris no elenco,enquanto Crepúsculo tem como melhor atriz a Dakota Faning ! Só por Cuarón ter dirigido Os Filhos da Esperança,HP já merece ganhar essa ! 1 Ponto para HP !

Nota:
Quando a coisa apertou pra Meyer,ela resolveu desmentir os lobisomens dizendo que os seus eram "metamorfos" ! Vá se fuder ! Só porque ela percebeu que os seus lobinhos nem sequer mencionavam a Lua nos livros ela se tocou e mordeu a língua ! Quem faz isso não é escritor ! Um escritor de verdade não volta atrás no que escreve ! Além disso,os vampiros jamis se envergonham e ser quem são! Comparar Edward e Lestat é uma afronta ! Dá vontade de cuspir nos livros da Meyer ! Portanto não tem outra,Meyer não sabe escrever ! Essa é a verdade ! Até redações escolares são melhores que os livros dela ! Não é que eu não goste de romances ! Li Romeu e Julieta e Sonho de uma noite de verão e adorei ! Aquilo sim é um romance coerente ! Não os clichês que Meyer escreve.

Resultado:

Harry Potter 5 X 0 Crepúsculo

Não adianta ! Eu sou fã de HP,mas nem é por isso que tô xingando Crepúsculo ! Estou falando isso porque é a mais pura verdade ! Crepúsculo não é literatura ! É um amontoado de clichês que só faz sucesso porque tem muito marketing envolvido e porque é o ideal de amor adolescente:o cara romântico,bonito,fiel inteligente ! Vão se fuder Meyer e seus bajuladores ! Até mesmo grandes escritores como o genial Stephen King disseram que Rowling é uma maravilhosa escritora enquanto a autora de Crepúsculo não sabe escrever ! Portanto é isso ! Podem me xingar,me agredir e me ameaçar ! O que eu escrevi aqui é a mais profunda verdade e não vou mudar nada do que aqui se encontra escrito ! Podem ficar com seus vampiros twilighters,eu sou muito mais os bruxos !
É isso !
Vou embora antes que fique mais irritado !
Adeus !
Abraços do Mr.T !

2 comentários:

Henrique Dottoly disse...

Mr. T!!!! Parceiro, vc fez falta!!! N tem nd melhor pra ler na internet q seus Duelos Nerds. E esses polêmicos *0*
O pior de tudo de Crepúsculo é aqle final do último livro. Sério. Fala sério, ela quebra todo e qualquer ensinamento sobre como escrever uma história. Ela passa o livro INTEIRO preparando vc para uma batalha e várias mortes e no final não tem nenhuma discussão!!! Sem dizer que ela não convence o mínimo!!! É ridículo, é patético, é escrotíssimo!!! O pior de td é vc ver q é isso q chamam de literatura hj em dia!
Duelo Nerd clássico esse! Amei =D Continue, agora!!!

Anônimo disse...

Quando eu vi o resultado parcial da enquete tive um choque, e dos grandes.
Como a série Crepúsculo, Twilight (não me importo com o nome, pois não é digno de tal e só coloquei o nome da série pois esta na imagem acima) tem um voto, deveria ter menos Chuck Norris (Número maior que infinito)

Postar um comentário