sábado, 20 de agosto de 2011

Alimentação Boa Ou Não?!

Bom dia, patota!
Eu venho hoje com algo importantíssimo para falar na minha versão d'O Que Me Dizem?! Eu vou falar com vocês sobre alimentação. Eu sei que já postei hoje, mas a ideia se iluminou, assim, em minha mente, e eu preciso falar sobre isso com vocês. É o trabalho interdisciplinar que estou fazendo para minha escola e o tema é essa. É também o meu módulo no Bio (vide PPU). Acontece que já passou da hora de TODOS terem acesso às informações.
Então, se você procura piadinhas estúpidas, críticas aos homens-fêmeas e etc, pode parar por aqui.
Bem, para começo de conversa, vamos desmitificar um pouco a alimentação. Afinal, alimentação é um daqueles assuntos que você cresceu tendendo odiar, porque a sociedade queria pessoas que gastassem e consumissem muito para poderem gerar mais e mais dinheiro, nunca se importando com o povo e, sim, com o capital. A alimentação, na verdade é um tema muito mais interessante do que você pode acreditar!
Suponho que vocês se lembrem daquele vídeo que já postei aqui, intitulado História Das Coisas, da Annie Leonard. Ele falava muito bem de consumismo, tema essencial se formos falar de alimentação. Bem, eu vou tentar explicar o melhor possível meus argumentos, mas eu espero que existam réplicas de vossa parte.
O que não são todos que sabem é que a dieta ocidental (assim denominado o nosso modo moderno de se alimentar) é causadora de várias doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, arritmia, entre outras. Inclusive o motivo de ser crescente o número de aparelhos dentários em jovens. Já percebeu a moda que virou usar aparelho?! Tudo culpa de nossa dieta.
Aí você vira e fala: "A Medicina tem evoluído cada vez mais por quê?!". Pois eu lhe pergunto se não seria melhor uma sociedade que não precisasse de Medicina do que uma que a Medicina tem que correr pra alcançar as doenças...
Outra coisa que você pode pensar é que em qualquer dieta você terá problemas dentários. Pois eu lhe digo que não. Um dentista canadense, chamado Weston Price, antes da Segunda Guerra, pôs-se a pesquisar sobre isso. Pesquisou no que chamou de grupos de controle (populações nativas que ainda não haviam tido contato com os alimentos modernos) e descobriu que esses grupos não tinham quase nenhuma das doenças que ele chamou de doenças ocidentais (as causadas pelas dietas ocidentais). Inclusive, ele constatou em um dos grupos, que tinham uma crosta verde sobre os dentes, mas que, por baixo, seus dentes eram perfeitos.
Não bastando esses problemas, eu lhes apresento mais: a comida nada mais é que, exatamente, a energia do sol. E a relação da comida, dessa energia e da nossa saúde vem desde o solo. Portanto, se o solo estiver com problemas, ou cheio de tóxicos e daí por diante, o que você acha que você vai comer?! E se você souber que os países desenvolvidos compram terras de países subdesenvolvidos, muitas vezes desapropriando famílias de suas terras, para plantar cereais (que, não se esqueçam, podem ser usados para outras além de alimentação, como o biocombustível, que se tornou muito importante na economia global). Você realmente acha que um cara que consegue comprar/vender um terreno sem se importar com quem realmente é o dono se importa com sua saúde?! Ou você acha que ele só quer o jeito mais lucrativo?!
É muito importante pensar nisso, pois matamos outra charada: a validade. Reza a lenda que os lanches do McDonald's duram seis meses. Seis! Cara, se um alimento dura esse tempo todo sem nenhum inseto ou coisa que o valha tentar comê-lo, por que, diabos, você come?! Para os caras que cuidam disso tudo, vale muito mais a pena tirar os nutrientes do alimento para que este dure mais. Então, a próxima vez que você for comprar uma maçã no mercado e ver aquela brilhante, sem nenhum bichinho, pense bem se você seria capaz de comer algo que nem os insetos são capazes de comer.
Relevando terras, é importante pensar também na criação. E, só para abrir um rápido parenteses aqui, é óbvio que o animal que corre selvagem, que vive livremente é muito mais saudável e nutritivo que o animal que foi criando num cantinho de 16m². Porra, aí é foda, certo?!
"Ahh, Dottoly, você falou um monte de problemas, mas e aí?!" E eu lhes pergunto, galera, e aí?! O 'e aí?!' é pra vocês. O que você vão fazer da vida de vocês?! Saibam que esses argumentos foram MUITO escassos e superficiais. Você vai continuar se esforçando pra comer comida ruim, ser extremamente consumista, ou vai tentar mudar. Você vai querer comer aquela ruffles todo santo dia, mesmo sabendo que te mata um pouco?! A escolha é sua, por isso mesmo que abri pra enquete. Mas o que você vai fazer a respeito?!

Beijos e abraços,
Corram pelados,
Henrique Dottoly
õ/

P.S.: A pergunta é o título do post.

P.S.2: Votem, galera...

P.S.3: E, só pra constar, não adianta você votar e falar e gritar para os céus se você não fizer nada. Então mude a sua alimentação. Comecemos por aí.

0 comentários:

Postar um comentário