quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Parabéns póstumos a Mestre Tolkien !!!

Estou atrasado por um dia,mas como ontem eu não consegui acessar o PC e o que vale é de fato a intenção,aqui vai a nossa singela homenagem !
Há 120 anos,nascia um dos maiores romancistas da história da literatura mundial.
John Ronald Reul Tolkien,ou simplesmente J.R.R Tolkien nasceu em Bloemfontein na África do Sul em 3 de Janeiro de 1892,mas aos três anos de idade se mudou para a Inglaterra onde viveria até a morte.
Na Terra da Rainha,Tolkien se destacou inicialmente na vida acadêmica,tornando-se professor de linguística da prestigiada universidade de Oxford e conquistando assim o respeito de toda a elite da época.
Mas foi na literatura que o Mestre Tolkien se tornou mais conhecido.Em 1937,baseado nas história que contava para os filhos ele escreveu O Hobbit,seu primeiro romance.Sucesso absoluto,especialmente entre o público infantil,O Hobbit fez com que Tolkien fosse convidado por seu editor a escrever uma continuação para a obra.Tolkien aceitou o desafio sem nem sequer imaginar que tal continuação se tornaria sua maior obra.
Depois de treze anos,cheios de bloqueios,dificuldades e trabalho duro,Tolkien lança a continuação de O Hobbit,a qual se chamava O Senhor dos Aneis,um sucesso ainda maior,e que dispensa apresentações é claro.
Depois da trilogia do Anel,Tolkien ainda escreveu O Silmarillion,considerado pelo próprio como seu livro favorito mas sua morte em 1973 aos 81 anos o impediu de concluir a obra,cabendo a seu filho Christopher essa árdua tarefa.
Mas muito mais do que escrever bons livros e criar todo um mundo,Tolkien foi um verdadeiro divisor de águas em seu meio.Antes de O Hobbit e O Senhor dos Anéis ser lançado,a Fantasia estava confinada a revistas pulp e ao cenário underground dos livros.Depois de Tolkien,o gênero se redefiniu e transformou-se em algo respeitado e procurado por editores do mundo todo.
Se hoje em dia,existem Martin,Prachett,Gaiman e até mesmo Rowling,é tudo graças a esse simpático vovô que aparece fumando cachimbo na conta-capa de O Senhor dos Aneis,que com sua imaginação soube fazer o que sabia de melhor.
Dessa forma,onde quer que esteja,eu,em nome de toda a nação nerd lhe dou meus Parabéns Mestre Tolkien,e também meus sinceros agradecimentos pelo legado fantástico que o senhor nos deixou na forma de tão valorosos livros.

0 comentários:

Postar um comentário