sexta-feira, 15 de junho de 2012

Reflexões Nerds : Por que gostamos tanto de Star Wars ?


Alô nerds de todos os cantos !
Há quanto tempo hein ?
Pois é,infelizmente vários motivos acabaram me afastando do blog ao longo desse semestre (estudos,outros hobbies,estudos,negligência,estudos),mas aqui estou eu e espero que nosso espaço ainda possua alguém que esteja interessado em ler opiniões e reflexões de nerds esquerdistas e aficcionados por cinema,livros,TV,música,games,quadrinhos e etc.Ah,e antes que eu me esqueça, devo enviar também aquele abraço ao Dottoly que fielmente continuou segurando as pontas por aqui nos últimos meses com suas sempre bem-vindas reflexões.
Mas já que surgimos com o tópico reflexões,aproveito aqui para iniciar a minha.
Uma pergunta que diversas vezes já ouvi foi : Por que nós gostamos tanto de Star Wars ? Por que tanta gente continua consumindo produtos e fazendo declarações de amor a filmes dos anos 70 ?
Bem,primeiramente a resposta mais adequada seria a de que todos tem o direito de apreciar aquilo que lhes convém,por mais questionável que seja tal gosto(tem até pessoa que consegue gostar de Funk).
Ainda assim utilizar isso com resposta para tão grandiosa pergunta seria ser muito simplista,afinal,nossa relação com o universo de George Lucas é muito maior !

Há muito tempo,numa galáxia muito,muito distante...


Essa antológica frase já diz muito sobre o tom de Star Wars !
Em uma entrevista,George Lucas disse : 
“Com Star Wars, eu conscientemente tenho fixado minha idéia sobre recriar mitos e motivos mitológicos clássicos. Eu quis lidar com assuntos que existem hoje."
De fato,Star Wars nada mais é do que um grande conto de fadas ! Temos a princesa,o belo cavaleiro,o feiticeiro do mal e o eterno confronto maniqueísta.Como fontes para sua história,Lucas bebeu dos mitos arturianos,dos heróis do western,das epopéias de Homero e da filosofia Samurai gerando com tudo isso uma saga de filmes que é um verdadeiro mosaico da cultura pop !
Obviamente,referências mitológicas já seriam suficientes para conquistar qualquer nerd,mas mais do que isso,creio que o grande trunfo de Lucas foi conceber sua saga como um reflexo da Jornada Espiritual de qualquer pessoa.

Que a Força esteja com você...


Guerra nas Estrelas não deixa de ser uma Viagem de Auto-Descoberta ! Com Luke descobrimos muito mais do que seu passado e seu tenebroso pai.Com ele,nós concluímos que cada um tem a força dentro de si,e que ela só deve ser usada para o bem depois de muito tempo e aprendizado.
Com Anakin vimos o que a ânsia por poder e o desejo de tentar se interpor no destino podem causar,e no fim vimos que o amor de um pai por um filho pode tudo,até mesmo redimir os pecados mais negros.
O antropólogo Joseph Campbell em seu clássico o "Herói de Mil Faces" disse que Star Wars representa a síntese de todos os mitos contados pelo homem,ou seja,é a história mais antiga do mundo, contada sob um olhar diferente(e bastante nerd é claro!)!
E como a jornada do herói de Campbell nada mais é que o reflexo da jornada realizada por todas as pessoas,podemos concluir que Star Wars é o mais bem feito exemplo dessa "viagem" já feita até hoje! E não há trilogia nova que estrague esse legado...

Por que gostamos de Star Wars ?


Será que pelo fato de sermos nerds,estamos condenados a consumir qualquer produto de Star Wars há mais de 30 anos graças uma mística atração por espaçonaves,super-vilões e Jedi ?
Bem,eu acredito em algo maior ! Para mim,algo tão relacionado à essência humana é muito atraente(e creio que para todos os nerds também) e mesmo que o Capitalismo exacerbado de Lucas tenha trazido muitas coisas ruins para a série,o amor pela força e os sabres de Luz fala mais alto querendo ou não,sempre tiramos algo para nossa vida daquele Universo.
Assim,independente do fato de Star Wars ser um produto,eu não tenho vergonha de dizer que muito da minha filosofia de vida foi tirada de lá e para aqueles que continuam céticos,entendam que a beleza de tudo está nos olhos do observador !
Que a Força esteja com Você...

1 comentários:

Professor disse...

Faz tempo em cara!
Ótimo post
Que a massa vezes a aceleração esteja com você

Postar um comentário