sábado, 30 de outubro de 2010

O Iluminado

Bom dia, patota!
Antes de mais nada, eu gostaria de comentar sobre meu artigo de terça. Foi algo completamente impulsivo e talvez não tenha sido minha melhor ideia. Na verdade, eu estava pronto para me criticar no post de hoje pela impulsividade, até eu ver o comentário do "Guilherme, vulgo Praga". Se pelo menos uma pessoa gostou do que eu disse, não importa quantas desgostaram.
E, só para esclarecer, a minha raiva foi muito confundida, achando que era por causa do filme que escrevi o post. Era, mas o fato de não ver o filme nada mais foi do que uma gota d'água num balde cheio. Transbordou.
Não obstante, como amanhã, 31 de outubro, é Halloween, nossa equipe preparou alguns posts dedicados exclusivamente ao terror. Hoje, volto às minhas raízes com uma resenha.

"Um clarão branco e começa um coral cantando uma música angelical. O céu se abre e, na maior igreja dos Estados Unidos (porque tudo acontece nos Estados Unidos), desce Ele, O Próprio, O Todo-Poderoso, O Iluminado!

Pois bem, na verdade não é bem assim. O Iluminado é um livro de terror do mestre Stephen King. Foi feito, alguns anos mais tarde, um filme, com Jack Nicholson, baseado na história do livro, mas, por melhor que seja o filme, não é tão bom quando o livro.

O filme é fantástico e não poderiam ter escolhido melhor ator para fazê-lo. Mas a história é tão outra que, pelo simples ato de dizerem que foi baseada no livro, a beleza do filme é diminuída. A história se torna outra e, se o filme nada tivesse haver com o livro, seria muito melhor.

Mas venho aqui para falar-lhes do livro. O fantástico livro é um dos melhores que li e é mortalmente aterrorizante. Eu acho que é uma obra perfeita de Stephen King. A sinopse é a seguinte:

Um ex-professor, desesperado por empregado, é contratado para passar o inverno com sua família (sua mulher e seu filho) no Hotel Overlook, para cuidar da manutenção do Hotel. O tal Hotel fica no topo de uma cadeia de montanhas e eles ficariam completamente isolados por um tempo.

Mas é um bom emprego e tudo vai bem. O único que realmente vê o problema do Hotel é Danny, o filho, que tem “a luz” (logo, ele é o iluminado), pelo menos no começo. Quando os três estão sozinhos lá em cima, descobrem que não estão tão sozinhos assim.

Todo hotel tem seus fantasmas. Mas o luxuoso Overlook, que já abrigou de presidentes dos Estados Unidos até a Máfia, tem uma história hipnotizantemente interessante. Mortalmente atrativa, se posso dizer assim. E o desenrolar das coisas nos trás a um terror fora da imaginação.

Vale muito à pena, se você não tiver problemas com histórias de terror. Se tiver, recomendo que não leia sozinho ou de noite. Pode te trazer pesadelos.

Escrito por Mr. Dottoly"


Bem, é isso pessoal. Nós voltaremos com mais matérias sobre o obscuro e a única certeza da vida.

Beijos e abraços,

Corram pelados,

Henrique Dottoly.

õ/

0 comentários:

Postar um comentário