domingo, 6 de fevereiro de 2011

Duelo Nerd : Gandalf vs Merlim - O Duelo dos Feiticeiros


Fala galera !!!!
Antes de mais nada,gostaria de dizer que a ideia para o Duelo Nerd de hoje surgiu na manhã de ontem,quando acordei com uma vontade tremenda de assistir O Senhor dos Anéis-A Sociedade do Anel no conforto do meu lar ! Aí lá fui eu todo felizão pegar o meu DVD e assistir aquele filmaço ! Qual não foi minha surpresa quando o meu amado aparelho de DVD pifou de vez e eu definitivamente não pude ver o filme ! :) É isso que a vida tem de melhor ! Mas no fim de tudo a moral da história é que eu fiquei puto pra caramba e resolvi falar de O Senhor dos Anéis de alguma forma ou de outra nesse blog !
Foi então que escolhi fazer um Duelo Nerd,afinal,qual a melhor forma de falar sobre algo que está na sua mente do que com um bom e velho duelo !
Portanto desta vez, a peleja será entre Gandalf (o Cinzento, não o Branco) de “O Senhor dos Anéis” e o mago Merlim, figura lendária das histórias arturianas.
Como são personagens de universos diferentes, é necessário ajustar os ponteiros. Merlim foi retratado em incontáveis obras e, em cada uma delas, foi representado de forma diferente. Por isso, devemos escolher nossas fontes. E, para tal, o melhor é apelar para o cinema.
Nossas fontes então serão a Trilogia O Senhor dos Anéis de Peter Jackson e o filme "Excalibur" de John Boorman(sugestão do blog Jovem Nerd),o que assim nos levará a um duelo bem mais épico do que se fôssemos comparar os personagens literários por exemplo !
Portanto,peguem seu chapéu e seu cajado,coloquem O Senhor dos Anéis debaixo do braço,apertem os cintos e vamos lá :

Origens:
Ao contrário do que muitos pensam,Gandalf não é um mero feiticeiro e nem mesmo um ex-aluno de Hogwarts(xD) ! Ele é um maiar,o que na mitologia de Tolkien se aproxima bastante de um anjo cristão,ou seja,ele foi enviado para a terra pelos deuses da mesma forma que Saruman e o Balrog de Moria ! Dessa forma,ele não teve um nascimento convencional nem nada,ele simplesmente veio ao mundo todo poderoso e todo fodalhão e está por aqui(Terra Média) desde a Primeira Era ! Já Merlin,assim como Gandalf não é exatamente humano ! Ele é fruto da improvável união entre um demônio e uma mulher,dessa forma encontramos uma explicação para os seus poderes sobrenaurais como a clarividência por exemplo ! O primeiro grande feito de Merlin já foi ter derrotado um Dragão que impedia a construção de País de Gales ! Não há dúvidas de que são origens interessantes,mas sinto em dizer que Gandalf é uma divindade,enquanto Merlin é o filho de um demônio,portanto esse 1 PONTO vai para Gandalf !

Poderes:
Tolkien nunca nos deu um limite para os poderes de Gandalf,portanto,muito da aura de fodalhice que paira sobre o personagem é fruto de nossa imaginação ! Tomando como ponto de partida o fato de Gandalf ser um maiar,suas habilidades são naturais para sua raça,mesmo que para os olhos do povo da Terra Média isso pareça mágica ! Mas nos filmes(q é o que importa aqui),Gandalf ganhou uma aura bem mágica,já que se mostrou capaz de capaz de manipular encantamentos, principalmente, através do uso de seu cajado, que produz luminosidade e afasta as criaturas do mal.Outro item importante é o seu anel, o Anel do Fogo, que o confere imunidade ao envelhecimento(sim,isso mesmo) medo e dominação da mente. Por fim, há a espada mágica Glamdring, especialmente mortal contra orcs, balrogs e criaturas maléficas.
Quanto a Merlim,sem dúvida sua habilidade mais impressionante é a inteligência, mas ele ficaria realmente famoso pelo seu dom de prever o futuro. Outro feitiço incrível é o “simulacro”, usado para fazer com que Uther Pendragon se transformasse no duque Gorlois(pra fazer tchananã com a mulher do velho duque).
O poder mais terrível de Merlim,no entanto, é sua capacidade de controlar o dragão que vencera em Gales. Esse dragão pode fazer virtualmente qualquer feitiço(qualquer feitiço mesmo).
Como profeta, Merlim também conta com uma mágica que os livrinhos de RPG chamam de “Desejo”. Isso o permite recitar uma profecia, que sem dúvida vai se concretizar. Foi o que ele fez ao declarar que “quem retirasse a espada da pedra seria rei” – e que esse rei seria Arthur.Acho que é consenso que teremos 1 PONTO PARA CADA aqui !

Fama:
Ambos os personagens transcenderam a fama dos seus meios e se tornaram famosos em muitas mídias,das quais destacamos principalmente o cinema e os games ! Um nerd que não conhece Gandalf não é um nerd de verdade e com certeza não há ninguém que nunca ouviu falar de Merlim pelo menos uma vez na vida ! Dessa forma,a fama desses personagens atinje proporções iguais e com certeza não há um mais famoso que o outro ! 1 PONTO para cada !

A porrada:
É claro que é impossível ler esse duelo e não ficar imaginando como seria uma porrada entre esses dois lendários feiticeiros,portanto decidi fechar essa edição com minha humilde visão de como seria a pancadaria entre os dois velhinhos ! Seria um duelo difícil,afinal,os dois são igualmente poderosos e acima de tudo,não gostam de demonstrar seus poderes,o que torna minha tarefa ainda mais difícil ! Os dois são inteligentes e possuem objetos poderosos à sua disposição mas isso dificilmente decidiria a batalha ! Vamos estudar então a artilharia pesada !
Gandalf, tendo origem celeste, tem um arsenal quase ilimitado de feitiços, capacidade que é igualada pelo poder do mago druida de manipular o dragão, que o alimenta com quaisquer mágicas que ele julgar necessárias.A Batalha segue complicada ! Pensemos o seguinte, então. E se os dois partirem para a briga na mão? Quem leva a melhor?Bom, fica tudo quase na mesma. Gandalfdetonou o Balrog de Moria, mas "morreu" no processo. Já Merlim bateu o tal dragão vermelho de Vortigern, e seguiu com vida – dessa vez, vantagem para o conselheiro de Arthur! Mas a batalha continuaria pau a pau,afinal,Gandalf conseguiu ressucitar,habilidade que Merlim não possui ! Mas eis então que entra uma habilidade de Merlim que definiria tudo:Ele pode prever o futuro ! Assim sendo,ele poderia ter conhecimento dessa batalha com anos de antecedência e se preparar para ela de modo a nunca ter chances de perder ! Sinto muito pelos defensores de Gandalf,mas desta vez 1 PONTO vai para Merlim ! Ufa,tava me sentindo até um narrador de futebol !

Resultado:

Gandalf 3 X 3 Merlim
É fato ! Não há como decidir um melhor entre a maior lenda inglesa e o maior mago da literatura ! São dois gênios especiais ao seu modo e nunca conseguiria encontrar um melhor !
Mas é claro que vocês podem(e devem) não pensar como eu,portanto teremos mais uma tradicional enquete para decidir quem é o melhor nesse Duelo titânico entre feiticeiros !
Mas é isso !
Por hoje é só pessoal !
Nos falamos em outra !
Até mais !
Abraços !
Ass: Mr T !





0 comentários:

Postar um comentário