sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Guerra dos Tronos/Resenha !!!! - 'O inverno está chegando...'


Olá novamente meus caros leitores do Nerd News !

Antes de mais nada,queria me desculpar pela enésima vez pelo fato de ninguém estar postando nos últimos dias ! A volta às aulas pegou todos nós de jeito e o quando fomos ver a semana já tinha passado e ninguém postou no blog ! Por esse motivo,peço que tenham paciência e continuem fiéis ao blog ! Embora a frequência de postagens deva diminuir nesse ano,a qualidade delas só tende a aumentar,portanto peço que não deixem nosso blog e continuem nos acompanhando em nossas batalhas ! É isso !

Agora vamos ao que interessa ! Logo que voltei dos Estados Unidos,comprei um livro no qual estava interessado já fazia um bom tempo ! Para se ter uma ideia,o livro tem sido constantemente comparado à O Senhor dos Anéis e seu autor foi considerado pela revista Time como o TOLKIEN americano ! O título do livro é A Guerra dos Tronos e é o primeiro de uma série chamada As Crônicas de Fogo e Gelo,que depois de tudo o que eu falei,não se espanta que tenha se tornado a sensação nerd do momento ! Mas aí vem a pergunta: O que é que esse livro tem de tão bom pra estar sendo tão comentado assim ? A resposta é:Tudo !
Há muito tempo eu não lia um livro tão bom e A Guerra dos Tronos é realmente o melhor romance de fantasia desde que Bilbo encontrou o anel !
Mas antes devo alertar para os desavisados de que este mundo é apenas para veteranos ! O livro é um monumental calhamaço de 600 páginas e ele é apenas o primeiro de uma saga de 7 ! Portanto aqueles que tem medo de longas histórias não devem adentrar esse livro ! Mas aqueles que estão acostumados a leituuras desafiadoras serão recepcionados com um tapete vermelho nesse livro !

A trama principal começa quando Eddard “Ned” Stark, nobre protetor das terras do norte, é convocado pelo rei Robert Baratheon a ocupar o cargo de A Mão do Rei – uma espécie de chanceler, que governa em nome do monarca. Amigo pessoal de Robert, Ned relutantemente aceita a incumbência, movido pelo objetivo de proteger seu rei e investigar uma possível conspiração arquitetada pela própria rainha, a ambiciosa Cersei Lannister, e seu irmão gêmeo Jaime.Aos poucos, no entanto, descobrimos que nem tudo é simples como parece: Robert é, na verdade, um usurpador – anos antes, com a ajuda de Ned, ele havia destronado Aerys II, o chamado “Rei Louco”, representante dos Targaryen, a antiga dinastia que havia unificado os sete reinos que outrora formavam Westeros,uma terra onde o verão dura anos e o inverno uma vida inteira !
Para os mais versados em história,é possível perceber algumas semelhanças da trama com A Guerra das Duas Rosas,capítulo notável da história da Inglaterra que já foi abordado por inúmeros autores como Willian Shakespeare e Bernard Cornwell ! George R R Martin,autor da obra,não nega as inspirações,e disse em uma entrevista que o livro tem todos os ingredientes de um romance histórico mas se passa em um mundo completamente alternativo ! Dessa forma,por mais que você conheça história,ainda conseguirá se surpreender com A Guerra dos Tronos !
Mas ao ler o livro,logo percebi que embora o enredo fosse fascinante,o grande trunfo de Martin foi os personagens ! Nunca,eu disse Nunca li um livro com personagens tão bem elaborados,nem mesmo Harry Potter,minha série favorita,possuía personagens tão fascianantes ! No mundo criado por Martin,todos os personagens tem luz e trevas dentro de si ! Ninguém é inteiramente bom e ninguém é completamente mal ! O mais próximo de ser uma pessoa íntegra é Ned Stark,que mesmo assim tem uma mancha no passado:Um caso extra-conjugal que resultou no nascimento de Jon Snow,filho bastardo que Ned(contrariando todas as regras) criou como se fosse seu ! De resto,ninguém é digno de confiança,e como se não bastasse tudo isso,ainda existem personagens que não se encaixam nem no bem e nem no mal ! O melhor exemplo disso é o duende Tyrion Lannister,irmão de Cersei e Jaime,que surpreende o leitor a cada página !
É preciso, ainda, destacar a engenhosidade da narrativa. A divisão em capítulos curtos, cada um focado em um personagem, evidencia a influência dos scripts televisivos(o autor de A Guerra dos Tronos era roteirista de séries de TV antes de virar escritor)na escrita de Martin, ao mesmo tempo em que torna a leitura ágil e fluida. E a forma como as subtramas – a marcha (ou melhor, a cavalgada) dos irmãos Viserys e Daenerys Targaryen para reclamar o trono, e a ameaça sobrenatural representada pelos Outros, no norte do reino – são conduzidas, paralelamente à trama principal, permite que elas culminem em um desfecho meticulosamente planejado para deixar o leitor em suspense.Não espere nesse livro,as extensas descrições de Tolkien ! Embora existam cenários impactantes e lugares fantásticos,o autor não perde tempo com descrições e foca seu livro nos diálogos,que posso lhe garantir:São afiados como uma faca !

Outro ponto que destaco é a realidade da narrativa ! A magia que é marca principal dos livros de fantasia está encrustada no mundo de Martin da mesma forma que no mundo de Tolkien ! Mas ela já não existe mais ! Dessa forma,não espere soluções mágicas para os problemas dos personagens,porque elas não virão ! Além disso,o livro possui cenas de batalha e sexo que são as mais reais que já tive a oportunidade de ler !

Enfim,perdi muitas horas de sono com A Guerra dos Tronos e fiquei desesperadamente ansioso por mais ! Espero ansiosamente repetir a dose em A Fúria dos Reis,segundo volume da série que será lançado em março desse ano ! Além disso,aguardo ansiosamente a série de TV de A Guerra dos Tronos que será lançada nesse ano pela HBO(True Blood,The Boardwalk Empire) ! Ela terá no elenco,Sean Bean(o Boromir de O Senhor dos Anéis) como Ned e Lena Headey(A rainha Gorgo de 300) como Cersei ! Portanto a única coisa que tenho a dizer é:Que venha logo o inverno !


1 comentários:

Ares999 disse...

Isso muito me lembra Magic (jogo de cartas)

Postar um comentário