sexta-feira, 27 de maio de 2011

Resenha: Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas !


Quando eu saí da sessão do quarto filme da saga Piratas do Caribe no último domingo,a única coisa na qual eu conseguia pensar era:Nem mesmo o mais carismático dos personagens consegue prender a atenção do público por muito tempo,afinal,o que mais se via na cara das pessoas que lá estavam,eram expressões do mais profundo tédio e decepção,depois de terem visto um filme que prometia muito,mas não foi nem metade do que deveria !

O problema principal está justamente no fato de termos um quarto filme,afinal,por mais que a bilheteria da trilogia tenha sido gigantesca,os dois últimos filmes não haviam sido nada de mais,sendo o segundo legalzinho e o terceiro uma verdadeira tortura cinematográfica !
Assim,chegamos ao quarto filme com uma expectativa(ínfima,mas ainda assim uma expectativa) de que com um novo começo talvez pudéssemos ter algo tão assaz quanto o primeiro filme ! Nem " preciso dizer que essa expectativa naufragou dolorosamente naquelas "águas misteriosas " !

Dessa vez, Sparrow se envolve numa disputa entre espanhóis e ingleses pelo par de cálices da Fonte da Juventude, mas acaba singrando os mares na companhia de Angelica (Penélope Cruz), um "cacho" amoroso das antigas e do temível Barba Negra (Ian McShane), desafeto antigo do Capitão Barbossa (Geoffrey Rush).Pelo caminho encontrará zumbis,sereias e essas outras coisas que só Piratas do Caribe consegue misturar !

Bem,acho que é consenso que a série só ganhou o naipe que hoje tem,devido a um fator chamado Johnny Depp ! A atuação que Depp concedeu ao deliciosamente canalha Jack Sparrow,transformou o pirata num verdadeiro mito e um personagem que conseguia garantir o ingresso de um filme,apenas pela sua presença ! Pensando nisso,os roteiristas acharam que não havia nada melhor do que dar um filme apenas para Sparrow brilhar e consequentemente dar bons lucros ! Até aí tudo bem certo ? Só tem um problema : O capitão Jack já nos deu tantas risadas que acabou perdendo a graça ! Seus trejeitos e tiques já não soam mais naturais,e suas piadas já parecem velhas e ultrapassadas,de modo que durante o filme,a sensação que temos é de que Depp apenas repete suas graças dos filmes anteriores com medo de ousar mais !

Obviamente o roteiro não ajuda,visto que a busca pela fonte da juventude ficou tão rápida e cheia de diálogos que acabou deixando a maior parte do público pensando : "Será que eu perdi algo?".
Nem mesmo o acréscimo de Penélope Cruz ao elenco traz boas surpresas,afinal,ela está lá apenas para cumprir aquele velho papel de O Rostinho(e no caso de Penélope,o corpinho também) bonito da fita !

Enfim,o filme não é uma total perda de dinheiro porque temos algumas cenas realmente legais,como o diálogo do lendário Keith Richards com seu filho,as belas tiradas de Barbossa e a talvez antológica cena das sereias ! Tirando isso,o que temos é o mais previsível e já aproveitado entretenimento de Hollywood,sem um pingo de originalidade e muitos efeitos que acabam não servindo de nada !

Nem mesmo os clássicos duelos de navios(marca registrada da série)estão aqui desta vez !

Portanto o que eu digo é: Se você gostou dos anteriores,vá ver esse,mas não espere muito ! Se você não gostou e mesmo assim for assistir na esperança de ver algoa assaz como A Maldição do Pérola Negra...bem,vai se decepcionar !

Ao que parece a Disney vai espremer o suco de sua mais lucrativa laranja o máximo que puder...mesmo que isso signifique um sabor amargo e muito ruim !
Resenha by Mr.T !!!

0 comentários:

Postar um comentário