sábado, 11 de junho de 2011

Crítica: X-Men - Primeira Classe !

Boa noite nerds de plantão !Bom,eu sei que devo mil e uma desculpas pra vocês,depois do longo período que permaneci sem postar,mas também tenho consciência de que por mais que eu as declamasse com as palavras mais bonitas,elas não serviriam de nada,apenas pra gastar o nosso precioso tempo juntos ! Portanto eu apenas digo : DESCULPEM-ME e espero que me compreendam !Agora,voltando a assuntos menos preocupantes,eu hoje irei falar sobre o novíssimo filme dos X-Men que estreiou nos cinemas do mundo todo na semana passada e ao contrário de todas as expectativas é um EXCELENTE filme !
Assim,se você estiver a fim de descobrir por que eu afirmo isso com letras garrafais continue comigo e divirta-se nessa resenha...
Muito comumente as prequels ou prequências não representam um bom sinal.
Feitas com o mero intuito de acumular mais dinheiro,raramente assisitimos a alguma que seja boa ou até mesmo digna de fazer juz ao filme ou saga que a originou (tome como exemplo o recente e lamentável X-Men Origens:Wolverine,que é uma triste piada se
comparado aos 3 ótimos X-filmes originais !)!
Dessa forma,quando a Fox anunciou que iria lançar X-Men First Class para contar as origens da super-equipe de mutantes mais famosa do mundo,parecia que nada de bom haveria de sair dali,principalmente depois dos pôsteres terríveis que o estúdio vinha divulgando até então.
Foi portanto com grande prazer que vi que meus maus pressentimentos estavam completamente infundados no cinema,visto que o novo X-Men é não apenas muito superior aos três originais,como também um dos melhores filmes de super-heróis da história !
Tudo começa na década de 40,quando assistimos ao jovem Erik Lensherr presenciar os horrores de um campo de concentração nazista e se tornar alvo de interesses do inescrupuloso Sebastian Shaw,devido aos seus poderes mutantes ! Mais tarde,já nos anos 60 vemos a um adulto Erik percorrer o mundo em busca de vingança contra seu algoz,transformando-se num homem amargurado,vivendo apenas no seu mundo particular,longe de tudo e de todos !
É em uma dessas incursões para se vingar de Shaw,que Erik acaba se tornando amigo de outro jovem mutante,Charles Xavier !
Recrutados pela agente da CIA Moira MacTaggert (Byrne), os dois homens passam a buscar outros mutantes que possam ajudá-los a perseguir Shaw, que ao que parece,está determinado a incendiar as relações entre Estados Unidos e União Soviética por motivos obscuros.
Usando como pano de fundo a Crise dos Mísseis de Cuba,o longa se aproveita de tais elementos para narrar um excelente embate de ideologias e poderes,que já haviam sido explorados nos outros X-Men e aqui são elementos centrais ! De um lado,temos o carismático Charles Xavier,que interpretado excelentemente pelo brilhante James McAvoy acredita que Mutantes e humanos devem coexistir pacificamente numa sociedade utópica livre de preconceitos ! O ator escocês da um novo ar a Xavier,e tira toda aquela aura de personagem chato e certinho que o professor tinha,para transformá-lo em um boêmio e conquistador bon-vivant,sem perder é claro seus ideais e desejos utópicos de uma sociedade pacifica !
No entanto,é do outro lado do campo que está o personagem que você com toda a certeza irá amar ao longo do filme:Magneto ! O maior terrorista do universo Marvel é aqui brilhantemente interpretado por Michael Fassbender como um charmoso James Bond mutante. Mesmo com seu instinto homicida,é impossível não partilhar da dor de Erik e ao menos entender o porquê de seu tamanho ódio pela raça humana ! Mesmo já sabendo que Erik vai se tornar Magneto,é impossível não torcer para que ele ouça Charles e os dois continuem juntos,do lado certo,como os dois amigos que são !
A trindade do filme é completada por Shaw,que graças ao excelente Kevin Bacon é um legítimo vilão de quadrinhos antigos,com direito a poderes impossíveis,um super-submarino e até mesmo um plano mirabolante de dominação global,embora aqui ele seja bem explicado possível de se entender ! Shaw conta com o incrível Clube do Inferno,que possui desde aberrações como o infernal Azazel,até lindas beldades como Emma Frost(January Jones) !
Os outros grandes destaques do filme são na minha opinião a Mística de Jennifer Lawrence e o Fera de Nicholas Hoult,que otimamente interpretados estão aqui exatamente para representar a aceitação interna de cada um ! Ambos os dois,possuem formas feias e assustadoras,o que os faz se esconderem eternamente sob máscaras "normais" e se concentrarem em ser pessoas que não são ! Dessa forma,podemos fazer a mesma pergunta de Magneto:Se os dois desejam tanto assim ser aceitos pelo mundo lá fora,por que não começam aceitando a si mesmos ! É incrível como um filme Blockbuster conseguiu alacançar um debate tão filosófico como esse e ao mesmo tempo apresentar batalhas e efeitos visuais alucinantes que excitarão as grandes massas !
Em grande parte,isso se deve à competentíssima direção de Matthew Vaughn(De Stardust e Kick Ass),que assim como em seus trabalhos anteriores,brilha ao brindar o público com filmes que ao mesmo tempo que atuam como ótimos entretenimentos,não deixam de lado os debates filosóficos e inteligentes na minha opinião deveriam estar em todos os blockbusters !
Enfim,ao mesmo tempo em que apresenta cenas de pura ação e aventura,X-Men Primeira Classe possui também cenas extremamente tensas e já clássicas(como a da moeda,que além de bela visualmente,representa a cisão de valores dos personagens do filme),o que faz do longa o melhor filme dos X-Men até agora uma das mais gratas surpresas que o gênero dos quadrinhos tem a oferecer ! Um belíssima homenagem aos quadrinhos antigos e também um blockbuster exemplar,sem sombra de dúvidas,o melhor filme do ano !

0 comentários:

Postar um comentário