sexta-feira, 15 de julho de 2011

Crítica : Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 !


Depois de oito filmes,quatro diretores,um elenco astronômico e uma década de histórias pra lá de mágicas,a saga Harry Potter enfim chega ao seu último filme nessa sexta feira,dia 15 ! Dizer que o longa é o mais aguardado dos últimos anos,seria chover no molhado,portanto o grande questionamento que devemos fazer é : Conseguirá Relíquias da Morte - Parte 2 fazer jus a tanta expectativa ? Será este filme capaz de encerrar a maior saga de todos os tempos,de uma forma que realmente satisfaça seus incontáveis fãs ? Bem,quem aqui vos escreve é um potteriano de carteirinha,e como tal,sou obrigado a dizer : Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 é o fim que todo fã mereceu,depois de ter acompanhado Harry até o fim !
O gran finale da saga,começa exatamente onde a primeira parte terminou(e quando eu digo exatamente estou falando sério)! O roteiro,escrito por Steve Kloves(roteirista de todos os filmes com exceção do quinto) sabiamente não perde tempo prestando esclarecimentos desnecessários e explicando o porquê de cada coisa naquele mundo.Assim,o roteirista rapidamente lança os nossos queridos personagens na sua implacável busca final pelas horcruxes e daí em diante,se preocupa apenas em amarrar as pontas soltas que ficaram pendentes em mais de uma década de histórias. O resultado é que mesmo trazendo alguns amenos probleminhas na narrativa,o roteiro apresenta um desfecho sólido e arrebatador para a série mais famosa de todos os tempos !
O surgimento do logo da Warner,cinza e sem esperança nos primeiros segundos de projeção,já nos dá o tom que predominará nas duas horas de filme !Em Relíquias-Parte 2,David Yates não nos dá sinal algum da beleza e familiaridade dos primeiros filmes de Harry.Se o que nós víamos naquelas aventuras eram bruxinhos fofinhos rindo de poções mal-preparadas,aqui nós acompanhamos as lágrimas dos nossos heróis,derramadas diante da morte dos personagens que por tanto tempo os acompanharam.É claro que ainda existem os momentos de humor,dessa vez,magistralmente conduzidos pela Professora Minerva vivida por Maggie Smith("Eu sempre quis usar esse feitiço") e a já lendária dançinha da vitória de Voldemort,mas obviamente eles são a minoria,e durante a maior parte do filme,o que impera é sempre o tom de melancolia e tensão.

Assim sendo,um belo representante desse tom que David Yates se preocupa tanto em mostrar é a magistral trilha sonora de Alexandre Desplat,que leva às lágrima por sua leveza e emoção! Desplat foi extremamente genial em seu trabalho com Yates,fato comprovado com o que os sons que nós ouvimos durante a Batalha de Hogwarts,que ao contrário do esperado não são os temas épicos e barulhentos das batalhas dos outros flmes de fantasia,mas sim,uma sucessão de melodias leves e tristes,que nos fazem lembrar que ver Hogwarts destruída é algo triste de se assistir e que as mortes que acontecem lá,não são nem um pouco épicas ou dignas de orgulho,mas sim,uma verdadeira tragédia! Lindo !
Lindo também,é o trabalho feito pelo magnífico elenco de coadjuvantes,que se dá ao luxo de ter gente do naipe de Emma Thompson, Jim Broadbent, Julie Walters, Gary Oldman, John Hurt e Kelly Macdonald em aparições que são pouco mais do que pontas históricas.Ainda assim,mais do que meras pontas,são nessas participações especiais que Yates consegue passar a dimensão do que aquela batalha representa para o mundo mágico e também a magnitude que a presença de um Voldemort Todo-Poderoso exerce para aquelas pessoas !
Mas não é só de atores consagrados que vive o elenco,e acompanhar a evolução do Neville Longbotton de Mathew Lewis de um menino medroso em um líder da resistência é simplesmente exultante e observar a consolidação da covardia do Draco Malfoy de Tom Felton é incrível por nos mostrar a extrema perícia da atuação do eterno rival de Harry.

Entretanto,não podemos simplesmente falar do ultimo Harry Potter e não falar do trio principal.Aqui,eles brilham e mostram que sim,estão prontíssimos pra deixar Harry Potter para trás e começar uma brilhante carreira no cinema ! Daniel Radcliffe,está melhor do que nunca,e sim,pela primeira vez a atuação dele conseguiu me comover e me emocionar,passando toda a dor do menino que carrega o destino de todo um mundo nas costas e que mesmo pronto para fazer o sacrifício final,não consegue segurar seus medos e temores diante da imensidão da morte ! Me perdoem o spoiler,mas aquela cena em que Harry pergunta para Sirius Black se morrer dói com uma expressão tão inocente,me comoveu de uma maneira tão única,que conseguiu aliar numa única pergunta,toda a inocência e complexidade de um personagem que é,sem tirar nem por,o ícone da geração atual ! É claro que Emma Watson e Rupert Grint não decepcionam também,conseguindo fazer melhor do que nunca a sua função de melhores amigos,mas essa foi a vez de Radcliffe brilhar e ele conseguiu ! Saiu de Harry Potter com uma nota muito alta,apesar de todos os seus deslizes passados ! Ainda assim,nem preciso dizer que o beijo de Ron e Hermione foi aclamado e exultado com palmas pelos fãs presentes na sala.Nada mais justo né ? Especialmente depois de tanto tempo.Sim,Rupert Grint e Emma Watson,tam
bém vão deixar Harry Potter com sua mais que merecida nota 10 !!!
Mas enfim é chegada a hora:Falar do elenco do filme,sem falar em Alan Rickman,seria impossível ! O ator,que interpreta o misterioso Professor Snape,completa aqui a mais importante trajetória da saga.Exibindo a mesma dicção pausada de dez anos atrás,os que forem ao cinema assistir ao filme,não conseguirão sair sem ao menos derramar uma lágrima para o personagem.Sua interpretação como Snape é divina ! Prestem atenção na cena em que o personagem ameaça os alunos que estão protegendo Harry e percebam sua expressão receosa, como se tivesse medo de que suas ameaças nãofossem convincentes,ali constatarão a riqueza de um trabalho que, banhado em ambiguidades,consolida Snape como a figura mais complexa da saga.Eu sei que isso pode soar papo de fanboy,mas na minha opinião,uma indicação ao Oscar é o mínimo que Rickman merece por seu magnífico trabalho,indiscutivelmente o melhor de toda a série !
Por fim,é inegável a compreensão e o respeito que Yates demonstra para com a série.Sua batalha de Hogwarts é magistral,nosso último mergulho na penseira é lindo e as cenas dramáticas são tratadas com o mais absoluto cuidado e carinho,mostrando que o diretor inglês foi a sim,a melhor escolha para a direção dos últimos filmes da saga Harry Potter ! Prova disso é a última cena do longa,que ao invés de se abrir num plano panorâmico de Hogwarts e suas terras verdes,como a maioria dos outros diretores caça-níqueis faria no lugar,prefere se fechar nos rostos de seus personagens,mostrando que afinal,não foi a fantasia que fez o sucesso de Harry Potter,mas sim,os seus tão amados heróis !

Assim,Harry Potter e as Relíquias da Morte-Parte 2 é um fim à altura de tudo que a série representou.Poucos que forem ao cinema poderão dizer que a aventura não valeu a pena ! Foi lindo acompanhar a transformação de um menino inocente em um herói incontestável,foi triste notar a transformação de um mundo inicialmente ensolarado e belo em um pesadelo cinzento e sem esperanças e acima de tudo foi extremamente doloroso testemunhar a transformação dos risos dos nossos heróis em lágrimas de dor e medo pela compreensão do peso da morte.Ainda assim,assistir ao seu triunfo no fim de tudo,nos passa uma sensação de alegria e comoção que somente uma série que nós acompanhamos durante dez anos poderia passar ! Ao longo de uma década Harry Potter levou pessoas de todas as idades para uma viagem fantástica,imaginativa,envolvente,recompensadora,emocionante e deliciosa que com toda a certeza vai fazer muita falta no cinema !

Dessa forma,assistir ao nosso tão querido Expresso de Hogwarts deixar a plataforma 9 3/4 pela última vez ,representa uma sensação profundamente melancólica,triste,nostálgica e digna de uma verdadeira enxurrada de lágrimas !
Obrigado Harry,Rony e Hermione,pelos melhores dez anos que um fã poderia querer !

1 comentários:

Dianinha disse...

meu Deus como chorei nesse filme
nunca pensei que pudesse chora r tanto assim ppor um filme, tinha que ser harry ´potter...

Postar um comentário