domingo, 10 de julho de 2011

Duelo Nerd Especial: Os Livros de Harry Potter !

Dando continuidade à nossa série de últimas homenagens à saga Harry Potter,hoje estou de volta
com um Duelo Nerd muito especial !No ano passado,às vésperas da estréia do sétimo filme da saga Harry Potter,nós fizemos aqui um Duelo bastante singular,no qual vocês puderam opinar e dizer quais eram seus filmes favoritos da série.Pois bem,para esse ano não ficar na mesma e eu ter que escrever um outro texto basicamente idêntico àquele,acabei decidindo fazer algo diferente: um Duelo no qual vocês escolherão o seu LIVRO favorito entre os sete trabalhos de J. K. Rowling !É uma bela forma de se homenagear o bruxinho e sua autora,além de nos fazer relembrar com nostalgia aqueles belos momentos que nós passamos debruçados sobre os calhamaços escritos por Jo !Então vamos lá ? Vocês já sabem o esquema: Eu escreverei aqui,brevemente,a minha opinião relativa à cada livro ! Depois,abrirei a enquete e vocês escolherão o seu favorito.Eu quero ver muitos votos hein ?
Apetem os cintos,subam na vassoura e vamos nessa !

Livro 1 : Harry Potter e a Pedra Filosofal
Ah,o começo é sempre incrível não ? Seja de um namoro,de um
a nova escola,de uma nova amizade ou até de um novo dia,todos os começos são especiais ao seu modo ! Com Harry Potter não foi diferente.Enquanto crianças,somos sempre incentivados a ler,o problema,é que até alguns anos,não haviam livros que fizessem as crianças vibrarem e se divertirem ! Era uma grande injustiça,os adultos possuirem uma biblioteca inteira ao seu dispor,e as crianças terem de se contentar com contos de fadas e...contos de fadas !
Falarem que tínhamos de largar o videogame para ler era fácil,porém nos dar um livro digno de tal ato era algo bem mais complicado ! Foi nesse contexto que Jo Rowling surgiu com uma proposta inusitada : Tratar as crianças de uma forma diferente !
Por que era "proibido" falar de assassinato para elas ? Todo mundo um dia vai morrer certo ? E por que tudo tinha sempre que acontecer num lugar tão,tão distante ?
As coisas podiam bem acontecer por aqui não podiam ? Assim surgiu Harry Potter,um menino órfão e franzino que havia escapado de um feitiço mortal, com apenas uma cicatriz em forma de raio na testa ! Junto dele,nós fomos convidados a frequentar Hogwarts,uma escola de magia localizada na Inglaterra,onde tudo era possível.Lá,nós aprendemos a levitar penas,fazer feitiços e também que matar unicórnios é um crime terrível(xD),além de é claro,descobrir a importância e a diversão que uma boa amizade pode trazer \0 ! Foi assim que Jo Rowling mudou a literatura infantil e ficou bilionária.Tudo com uma ideia simples e genial: Tratar as crianças como se elas não fossem tão...crianças ! Nem preciso dizer que nós amamos certo ? Não é o melhor livro,mas é bastante especial por tudo o que representa.

Livro 2: Harry Potter e a Câmara Secreta
Depois de um começo nada menos que espetacular,essa continuação tinha tudo para ser ainda mais fantástica,certo ? Bem,ter tinha,mas não foi bem isso que aconteceu.Por razões inexplicáveis,Harry Potter e a Câmara Secreta foi o livro menos marcante da saga do menino-bruxo e veja bem,estamos falando de um livro que conta com uma aranha gigante,um carro voador,um mistério hiper fodástico e um desfecho digno de Scooby-Doo ! Não que eu esteja dizendo que o livro seja chato.Em momento algum ele o é.Só estou falando que ele não traz aquela mistura de emoções que os outros livros trazem,entendem ? É um excelente livro,mas sem o aditivo Harry Potter no combustível.

Livro 3: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Após dois livros que foram o suficiente para se viciar,enfim chega aquele que te faz apaixonar ! Prisioneiro de Azkaban é um livro fantástico do início ao fim,e acredito que seja,em 99% dos casos,aquele que cimentou nossa paixão pelas aventuras de Harry Potter ! Em primeiro lugar,é nele que nós começamos a perceber a chegada da adolescência para Harry e seus amigos.Isso pode ser percebido na memorável cena,na qual em um ataque de rebeldia,Harry transforma sua tia em um balão.Além do início da explosão de hormônios,temos aqui também um suspense tenso e bem construído.Sirius Black,notório assassino,fugiu de Azkaban e está aparentemente atrás de Harry para se vingar do garoto que derrotou seu mestre,Lord Voldemort ! Mas muitas surpresas envolvem Sirius,e antes de o criminoso matar Harry,ele tem algumas coisas bombásticas a revelar.Esse livro foi um dos mais especiais que li em toda minha vida !
Sua história me cativou e me envolveu como poucas,os personagens novos que Jo adiciona à saga nesse volume,são incríveis e seu desfecho me deixou e ainda deixa de queixo caído !
Nem tudo é o que pareceé a lição passada por Jo nesse livro,que por essas e outras,é não somente o melhor livro da série Harry Potter,mas também um dos melhores livros infantis da história !

Livro 4 : Harry Potter e o Cálice de Fogo
Ação é a palavra chave desse quarto livro da saga Harry Potter ! Do início ao fim das mais de 500 páginas desse calhamaço,assistimos à uma sucessão de batalhas,aventuras,hormônios em fúria e mistérios incessantes ! Além de ter sido o fator que consolidou a Pottermania,o Cálice de Fogo chamou a atenção por fazer com que crianças lessem um livro de mais de 500 páginas em menos de um semana,algo que até alguns anos antes seria inimaginável ! Cálice de Fogo ainda marca o início dos romances e do ciúmes na saga,elementos importantes,que iriam atormentar nossos heróis até o último volume. É um ótimo livro,além de importantíssimo para a série,já que traz o retorno dele,o terrível Lord Voldemort e pela primeira vez na literatura infantil,a morte de um dos bonzinhos.Genial !

Livro 5 : Harry Potter e a Ordem da Fênix

A Ordem da Fênix divide com A Câmara Secreta,o título de livro mais chato da série em meio aos fãs.Ainda assim,para mim,Ordem é um dos melhores livros de Harry e seus amigos ! Trazendo enfim,o despertar definitivo da aborrecência em Harry,acompanhamos nas primeiras páginas,um personagem chato e revoltado com tudo ! Em meio à mistérios,hormônios e sim,o primeiro beijo de Harry,vemos o garoto sendo ridicularizado pela imprensa e pelo ministério da Magia,ignorado por seu mentor,o barbudo Dumbledore e atormentado pela mais detestável personagem já criada: Dolores Umbridge ! Não sei por que tanta gente detesta esse livro.Talvez seja devido à falta de ação,ou à odiosidade de Umbridge,ou ainda à morte surpreendente de um dos personagens mais queridos ! De qualquer forma,Ordem da Fênix é inegavelmente um dos volumes mais importante da série,visto que nele é revelada a famosa e célebre Profecia envolvendo Harry e Voldemort...

Livro 6: Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Chegamos aqui a um dos mais apaixonantes livros da epopéia Potteriana ! Depois de um ano conturbadíssimo sob a direção de Dolores Umbridge,Hogwarts se vê agora,em um ano tenso,no qual a ameaça de Voldemort se faz presente em cada canto ! Aqui,o amor está mais do que nunca no ar da Escola Mágica e como nossos personagens sofrem por ele ! Outro fator importante é a Penseira,instrumento apresentado no quarto livro e que agora nos leva à uma viagem ao passado,na qual acompanhamos a transformação do menino Tom Riddle no monstro Lord Voldemort e tentamos descobrir ao lado de Harry,uma fraqueza que possa destruir o vilão ! Mais uma vez,Rowling leva seus fãs às lágrimas com a morte de um dos personagens mais queridos e conclui o volume deixando claro d e uma vez por todas que Harry é sim um heróis e está pronto para o que der e vier ! Dá até orgulho de ser fã dele no final do livro ! Assim,em meio à paixões e aventuras,Enigma se consolida como um dos melhores livros de Harry Potter !

Livro 7 : Harry Potter e as Relíquias da Morte

O fim ! Como falar de um livro que representou tanto para milhões de jovens leitores ! O fim da maior saga já vista pela literatura ! Bem,a verdade é que Relíquias é um excelente livro mas não é nem de longe o melhor da série ! Sim,a história envolvendo as Relíquias e seu papel na história é incrível,além de que aqui temos algumas cenas memoráveis,muito bem descritas e que estão na minha cabeça até hoje ! No entanto,o que prejudica a história é o seu final,extremamente corrido e que acaba por amenizar e em alguns pontos ignorar momentos que deveriam ser essenciais ! De qualquer forma,a história é viciante e todas as pontas soltas são amarradas,desvendando DE VEZ,todos os mistérios que permearam a saga ! Um gran finale,mas dado ao status de qHarry Potter e os livros anteriores,poderia ser ainda melhor !

Enfim...
Agora que a minha opinião foi deixada,é hora de vocês registrarem a sua ! Abrirei a enquete e nela vocês poderão mostrar se concordam ou discordam comigo ! Comentem também !
É isso !
Votem BASTANTE !
Até mais !
Ass: Mr. T !


1 comentários:

Henrique Dottoly disse...

Eu concordo plenamente sobre o final do 7º livro. Afinal, nem soubemos que fim levou Harry... Não tenho dúvidas de que todos os Pottermaníacos estavam ansiosos para verem nosso herói como auror. Mas eu discordo quanto ao quinto livro. Apesar do personagem principal ser um pouco chato no princípio (o que afunda um pouco a história), o livro é o meu preferido da série. É simplesmente fantástico aquele final no Dp. de Mistérios! E a despedida dos gêmeos... Não vejo como esse livro poderia ser considerado fraco entre os outros. Enfim, abraços...

Postar um comentário