domingo, 24 de julho de 2011

Duelo Nerd: Star Wars vs Star Trek !


Muito boa noite meus caros amigos nerds !
Depois de um semana bastante parada aqui no blog,mas ainda sob a sombra do astronômico duelo nerd do Harry Potter que bateu todos os recordes nerdianos,voltamos mais uma vez com a nossa série de periódicos "supostamente" semanais e dessa vez com uma batalha que promete causar muita polêmica !
Podemos dizer que desde os primórdios do movimento nerd,uma questão cabeluda atormenta cada um de nós,humildes residente desse planeta: Qual a melhor saga de Ficção Científica,Star Wars ou Star Trek ?
Essa mera perguntinha foi e ainda É,motivo de guerras,assassinatos e jornadas perigosíssimas ao redor de todo o planeta.Para muitos ela nunca terá resposta.É então por esse motivo que mais uma vez,recorrerei a vocês,meus amados leitores,e conto com a sua ajuda para responder essa verdadeira Pergunta Fundamental do Público Nerd: Star Wars ou Star Trek ?
Vamos portanto,conhecer ambas as séries e depois vocês já sabem,é votar e torcer.
Portanto,apertem os cintos e vamos lá !

História:
Preciso realmente contar a história de Star Wars ? Acho que não né ? Se você chegou até este ponto da leitura,é porque provavelmente tem alguma noção sobre a história do eterno duelo entre os Jedi e os Sith ! De qualquer forma,farei um resumo básico da história só pra evitar reclamações.E escutem o que eu digo,é BEM básico: Anakin Skywalker,é um jovem escravo que de uma uma hora para outra descobre que possui a "força" e que ainda por cima é o "Escolhido",destinado por uma profecia a salvar a galáxia da ameaça dos Sith.Acontece que a profecia estava mal interpretada e Anakin acaba por se juntar a quem deveria destruir,ajudando assim a instaurar o Império Sith na Galáxia e por consequencia,a destruir os Jedi.A partir daí,acompanhamos a jornada de seus dois filhos,em sua luta rebelde contra o Império e por fim a redenção de Anakin e sua trágica morte.Acharam grande ?Assistam a série e verão que isso é apenas um quarto da história ÚNICA que só essa saga possui!

Já Star Trek,acompanha as aventuras da Frota Estelar,cuja nave mais famosa é a USS Enterprise comandada por James Kirk, o mais jovem oficial a assumir o posto de capitão em toda a história da Frota Estelar, que é conhecido por seu modo de agir arrojado e pela quantidade de mulheres que namorou; Spock é o oficial da Enterprise, filho de um alienígena de e uma terráquea, deixou a carreira na Frota pelo trabalho de Embaixador. Foi visto pela última vez trabalhando pela reunificação de dois planetas. A tripulação é completada por Leonard McCoy oficial médico; Montgomery Scott engenheiro chefe; Tenentes Sulu ,Uhura e Alferes Chekov Com essa tripulação a Enterprise segue pelo espaço em uma missão de 5 anos para explorar novos mundos e ajudar colônias da Federação Unida de Planetas. Sob a Diretriz Primeira, de não interferência no desenvolvimento das civilizações visitadas, os exploradores se defrontam com incríveis raças desconhecidas, sendo muitas vezes ameaçados por seus inimigos.

São duas histórias únicas,mas cá entre nós,se é para se avaliara história como uma arco ou seja começo,meio e fim,Star Wars se sai bem melhor ! Dessa forma,1 ponto para a turma do Mestre Yoda !

Cultura :
Todos sabemos que essas duas séries possuem uma complexa cultura própria.
A complexidade da galáxia de Star Wars é tamanha que você pode estudá-la por anos e mesmo assim não vai saber sobre todas as guerras, tradições e raças.É muita coisa a se aprender !

Mas Star Trek ainda assim leva vantagem nesse quesito.O apanhado cultural da série começa
no século XXIII, quando o planeta Terra tem um único governo. Todas as guerras e conflitos territoriais, raciais ou religiosos foram superados, problemas como a fome e o desemprego foram resolvidos. A medicina, altamente desenvolvida, e ao alcance de todos os habitantes, é capaz de prever e curar praticamente todas as doenças conhecidas. Politicamente o planeta é parte da Federação Unida de Planetas, e as disputas por território e hegemonia acontecem no espaço, dividido em quadrantes, com a Terra localizada no quadrante Alfa.

Os principais aliados dos terráqueos são os Vulcanos, o primeiro povo alienígena a fazer contato com a Terra. Primam pela lógica e controle das emoções,alegando que esta filosofia de vida os salvou de um passado violento. Sua característica física mais marcante são as orelhas pontudas. Spock,é um vulcano,por sinal,o mais conhecido em Jornada nas Estrelas.
Entre os inimigos estão os Impérios Klingon, uma raça guerreira que dão enorme valor à honra adquirida em batalha e aos feitos gloriosos em guerra; e Romulano, primos distantes dos vulcanos que apresentam as mesmas características físicas, mas não seguem a filosofia lógica.

A parte da Terra neste cenário se deve principalmente à invenção, em 2063, do motor de dobra, que tornou as naves espaciais capazes de velocidades superiores à da luz, possibilitando viajar entre os sistemas planetários. O trabalho de exploração e defesa em nome da Federação é feito pela Frota Estelar, um corpo de oficiais cuja hierarquia segue os postos da marinha. A carreira na Frota inicia-se com um curso de formação na Academia da Frota Estelar.

Viram ? E isso é só o começo.Acho que por tamanha elaboração e trabalho,esse 1 ponto vai para Jornada nas Estrelas !

Fãs:
Creio que nesse quesito estamos em par de igualdade !
Embora Star Wars tenha recebido uma avassaladora recepção do público em seu lançamento e Star Trek não,ao longo dos anos,a fama da Enterprise e de Spock cresceram em uma medida inimaginável,fazendo dela,um dos maiores cults da história.Além disso,o Kinglon,língua da saga,é a mais falada entre as línguas do Mundo,batendo inclusive,todas aquelas criadas por J. R. R Tolkien.Deve-se concordar que uma série que motiva pessoas a aprender uma língua,tem que possuir um apelo gigantesco não acham ?

Já Star Wars também possui uma das maiores legiões de fãs da História ! Milhões de pessoas ao redor do mundo se reúnem em convenções vestidos como os personagens da série.A saga ainda rende bilhões de dólares anualmente bilhões que fazem o sorriso de George Lucas crescer ano após ano.E falem aí,quem é que nunca quis ter um sabre de luz ?

É por essas e outras que esse 1 ponto vai para ambas as séries !

Universo Expandido :
É claro que quando uma série ganha uma dimensão tão grande,é natural que ela se expanda para outras mídias certo ? Muito bem,com Star Wars e Star Trek não foi diferente.As duas sagas geraram uma infinidade de videogames,livros,HQs entre outros,que expandiram a história para novos horizontes.E é nessequesito que SW marca o ponto definitivo contra Star Trek,pois por mais que ST tenha o seu próprio Universo Expandido,o dos jedi dá de mil e é bem maior que o dos Trekker! E bem os fãs de ST podem me chamar de crucificar,mas eu joguei games das duas sagas, e os de Star Wars definitivamente são muito melhores.
Dessa forma,mais 1 ponto para Star Wars !

Resultado:

Star Wars 3 X 2 Star Trek

São duas séries fantásticas,e acho que todos concordam quanto a isso,mas mais uma vez o meu pessoal falou mais alto e na minha opinião Star Wars acaba ganhando.Não que eu esteja desmerecendo ST,mas Star Wars me cativou de uma maneira como poucas e bem,é impossível ser imparcial no que diz respeito a uma paixão ! Dessa forma,conto com vocês para votar e me mostrar se concordam ou não com a minha opinião ! Portanto deixo duas mensagens pra vocês:
Vida longa e próspera/Que a Força esteja com vocês !
É isso !
Até mais !
Votem bastante ! Abraços !
Ass: Mr T !

3 comentários:

Ares999 disse...

Posso falar um argumento que aparentemente faltou em sua apresentação dos duelistas desta semana: a época em que as sagas atingem seu ápice, então por Star Trek ser um pouco mais antiga desconhecemos seu verdadeiro potencial em cultura como games e tudo mais. Também estamos mais na época e com uma cultura maior para Star Wars que Star Trek, o mais interessante é perguntarmos aos nossos pais a quem viveu aquela cultura.Creio que depois desse comentário já saibam qual meu voto.

Até mais pessoal!

Professor disse...

Concordo, os tiozão votariam do Star Trek

Carlos Braga disse...

é

Postar um comentário