terça-feira, 29 de novembro de 2011

Resenha : A Tormenta de Espadas por George R R Martin


Já estava mais do que na hora de eu voltar a dar minhas caras por aqui não acham ?

Pois bem,dispensando as tradicionais desculpas,prometo que a partir de agora tentarei postar com uma maior regularidade já que as férias chegaram \o/ ! Mas por ora,concentremo-nos na postagem de hoje que será sobre um livro que faz tempo estou para resenhar: A Tormenta de Espadas de George R R Martin !
Bem,creio que a seja desnecessário fazer uma apresentação de As Crônicas de Gelo e Fogo,visto que tal saga foi definitivamente a sensação literária desse ano.Também já deixei bastante claro nas resenhas dos livros anteriores o quanto admiro a literatura de George R R Martin ! O cara é muito foda,o Tolkien da nossa geração,e poder estar vivendo na mesma época que ele e ler o que ele está produzindo é algo extremamente gratificante,especialmente para um amante da boa fantasia como eu !

Mas enfim,chega de conversa afiada e vamos ao que interessa.A Tormenta de Espadas é o terceiro livro da série e a grande questão que pode surgir antes de se começar a sua a leitura é : Será este livro capaz de manter o altíssimo nível dos anteriores e ainda contar uma boa história com tantas mortes importantes nos outros livros ? A resposta é absolutamente SIM ! A Tormenta de Espadas é indiscutivelmente o melhor da série até agora e mostra ao longo das suas mais de oitocentas páginas uma magnífica manifestação de imaginação,perversidade e genialidade literária,que já se tornaram marca registrada de Martin.Mas como já é a praxe nessa saga,leitores fracos não são bem-vindos.Ovolume é gigantesco e na versão em inglês que eu li,possuía 1200 páginas,enquanto na edição brasileira conta com quase 900!Se você ainda não leu o segundo livro, avance com cuidado nos próximos parágrafos.

A história de A Tormenta de Espadas se inicia exatamente após o fim de A Fúria dos Reis. Os Sete Reinos ainda travam a Guerra dos Cinco Reis. Com a morte de Renly Baratheon, um dos pretendentes ao Trono de Ferro, restam Robb Stark, Balon Greyjoy, Joffrey Baratheon e Stannis Baratheon. O único irmão sobrevivente do falecido rei Robert foi derrotado na tentativa de tomar Porto Real pela nova aliança formada entre as casas de Lannister e de Tyrell. Enquanto isso, um grande exército de selvagens marcha rumo à Muralha sob o comando de Mance Rayder, com apenas uma minúscula força da Patrulha da Noite no caminho para fazer resistência. Em Essos, do outro lado do Mar Estreito, Daenerys Targaryen tenta voltar a Pentos, na esperança de reunir um grande exército para reclamar o Trono de Ferro.

Bem,a grande sensação que se tem enquanto você começa a ler A Tormenta de Espadas é que os dois primeiros livros foram só uma preparação,visto que toda aquela rede de intrigas iniciada em A Guerra dos Tronos atinge seu cúmulo nesse livro.Escrito em 2000,antes que Martin se tornasse popstar e passasse a se preocupar com o que os críticos pensavam,A Tormenta é uma verdadeira obra de arte,mostrando toda a eloquência e ousadia com a qual esse americano conduz sua "canção".A trama se desenrola de forma brutal e extremamente turbulenta,com reviravoltas absolutamente insanas a cada meia dúzia de páginas.Se nos dois livros anteriores,Martin já havia mostrado que era capaz de matar seus personagens mais queridos,caso os mesmos fossem imprudentes em suas decisões,aqui o autor eleva isso ao infinito.Ninguém está seguro e a tensão no livro é constante,fazendo com que você tenha certeza que seu personagem favorito será o próximo a perder a cabeça,o que obviamente faz com que seja impossível abandonar a leitura.

Além dos já tradicionais personagens,A Tormenta traz também novos pontos de vista,dentre os quais se pode destacar Jaime Lannister.Enfim,é chegada a hora de adentrar no psicológico desse aparentemente maquiavélico personagem,mas como se trata de Martin,o Regicida vai do Inferno ao Céu em pouco tempo e garanto que até o fim do livro ele se tornará um de seus favoritos.O Leão de Lannister é tão engraçado quanto Tyrion e logo você verá que ele é muito mais do que um impetuoso assassino que só pensa em "comer" a irmã e matar criançinhas ! Jaime também tem seu lado humano,acredite se quiser.

Os tradicionais personagens favoritos também voltam a dar o ar de sua graça.Daenerys e Jon passam por um crescimento absurdo nesse volume,chegando ao final da história como verdadeiros líderes ! Já Tyrion,o carismático anão favorito de todos,sofre bastante nesse volume,ao enfrentar um pai e toda uma corte que simplesmente o odeia.O mesmo pode ser dito sobre Arya,que em A Tormenta enfrenta um verdadeiro calvário ! Vale também destacar que é bom preparar o lençinho antes de começar a leitura,pois a cota de personagens mortos nesse livro é absurda.Muita gente extremamente querida se despede nesse livro e nem sempre suas mortes são tão heróicas quanto se espera.Mas acho que isso é algo já esperado pelos leitores das Crônicas,embora nem por isso,deixe de ser revoltante !

Além de tudo isso,temos também nesse livro uma maior proximidade com os elementos fantásticos,prometidos com alarde pelo autor desde o prólogo de A Guerra dos Tronos.Em meio ao sangrento jogo político,acaba sendo fácil esquecer que o livro é uma fantasia apesar de tudo,dessa forma,as cenas em que presenciamos o poder de Dragões,Mortos Vivos e Humanos encarnados em Animais tornam-se verdadeiras surpresas e também sequências dignas de tirar o fôlego.O próprio epílogo desse livro é uma prova disso, e com sua bombástica revelação,deixará os leitores contando os dias para o lançamento do próximo volume,que para desespero geral,só sairá em fevereiro de 2012 ! Haja paciência e força de vontade para não sucumbir ao impulso de fuçar na internet e ver spoilers sobre os acontecimentos futuros.


Enfim,em mais um verdadeiro espetáculo literário,Martin entrega aqui seu melhor livro.Indubitavelmente o melhor lançamento do ano,A Tormenta de Espadas é uma obra verdadeiramente trágica,mas nem por isso deixa de ser engraçada,excitante,heróica e por que não,mágica a seu próprio modo.

Ter a oportunidade de ler uma obra de fantasia que é ao mesmo tempo tão humana,é um verdadeiro presente e assim como nas maiores obras da literatura,As Crônicas de Gelo e Fogo se tornou muito mais do que uma mera história...se tornou um profundo espelho,capaz de refletir os medos,instintos e as mais profundas ambições do ser humano.Martin é um gênio e a forma como ele conduz a sua obra de arte só nos faz agradecer aos céus por ainda existirem escritores assim no Mundo !

Uma salva de palmas à Tormenta de Espadas,às Crônicas de Gelo e Fogo e a George R R Martin seu genial escritor !

1 comentários:

Professor disse...

É muito loka a obra
não vejo a hora de chegar no Brasil o quarto livro, em portugues ou uma versão decente, tipo a do quinto livro

Postar um comentário