sábado, 20 de agosto de 2011

Resenha - A Fúria dos Reis


Pois é pessoas,eis que depois de muitos dias longe,retorno das cinzas para lhes postar algo novo por aqui !

Acho desnecessário ficar aqui explicando as razões da minha ausência,pois isso seria desperdiçar meu precioso tempo no blog,logo,vou tratar de ir direto ao assunto e dizer o que tenho pra dizer na tarde hoje.

Antes de mais nada vocês precisam saber que essa resenha já devia ter sido postada há muito tempo por aqui.Creio que tenha finalizado a leitura deste livro lá pelos arredores de junho,mas por uma série de razões aparentemente misteriosas,acabei trazendo minha opinião sobre tal obra só agora pra vocês ! Mas enfim,antes tarde do que nunca certo ?
Passados portanto os recados iniciais,vamos prosseguir com o post !
Como todos os nerds deveriam saber,uma nova febre literária se instaurou nesse nosso Brasil,uma febre tão grande que acabou se tornando evidência em diversos jornais e revistas de grande circulação nacional.

Até aí,nada de novo certo ? Pois bem,acontece que a grande novidade por trás desta nova febre,é que ela se trata de uma saga nerd,uma saga aliás,que você,visitante esperto do Super Nerd News já pôde conhecer há muito tempo atrás como nos mostra essa resenha !
É muito bom saber que o gosto literário brasileiro está tão refinado a ponto de As Crônicas de Gelo e Fogo terem se tornado um bestseller nacional,mas como como nós nerds,já tínhamos prévio conhecimento do potencial dessa saga,isso não é nenhuma surpresa.Assim,trago-lhes agora minha opinião relativa ao segundo livro dessa saga,livro este que foi lançado no Brasil por volta de maio se não me engano e que acabou por iniciar junto da série de TV,toda essa nova febre nacional ! Também preciso alertar que aqueles que não leram o primeiro livro ainda, devem deixar essa resenha imediatamente,visto que os spoilers sobre A Guerra dos Tronos pipocarão nessa resenha !

OK,conforme eu já tinha lhes contado na minha resenha do primeiro livro,As Crônicas de Gelo e Fogo foram para mim uma paixão a primeira vista.E essa paixão não foi fruto do mundo criado por Martin e nem de suas escassas criaturas mágicas.Essa paixão surgiu por conta dos personagens da saga,personagens absolutamente profundos e bem criados a tal ponto que é impossível não compartilhar de seus temores,desgraças e triunfos ao longo da leitura do livro.
Portanto,reencontrar esses personagens em A Fúria dos Reis foi absolutamente encantador e ligeiramente receoso,afinal,Martin provou no primeiro livro que nenhum de seus personagens está seguro,nem mesmo os protagonistas.Dessa forma foi com muito receio que acompanhei as páginas virarem, com o coração na mão pelos personagens favoritos e as reviravoltas que os envolveram ao longo desse segundo volume !

A Fúria dos Reis tem início com um belo cometa vermelho cruzando os céus dos Sete Reinos e trazendo um significado diferente para cada um dos envolvidos no conflito que dizima Westeros.
Nesse segundo volume,quatro homens se coroam nos Sete Reinos e passam portanto a disputar direta ou indiretamente a coroa deixada por Robert Baratheon,no primeiro livro.
Um desses novos jogadores é Stannis,irmão mais velho do falecido Robert e apresentado pela primeira vez a nós nesse livro.É interessante observar que Stannis é o completo oposto de Robert,e que a visão de dever é absolutamente distinta para os dois.Stannis é duro como ferro e sabe muito bem em que tipo de disputa está se metendo.Mas não se enganem,embora o exército desse novo Rei pareça estar em visível desvantagem, a religião oriental com a qual Stannis se alia,pode se mostrar um forte e implacável aliado para o novo Rei.

Do outro lado da família Baratheon,o irmão mais jovem de Stannis,o belo Renly,tenta passar a perna no irmão mais velho e se proclama Rei com todo o poder do Sul a seu lado.Carismático e absolutamente idolatrado pela plebe,Renly representa uma grande ameaça aos Lannister,atuais detentores do poder e mexe com a cabeça do povo,trazendo uma promessa de justiça e riqueza a um reino em decadência.Mas será que Renly está pronto para governar,ou não passa de um rostinho bonito ?

Passando direto do ensolarado Sul para o congelado norte,temos Robb Stark se coroando rei das terras nortenhas.Ao contrário dos outros Reis,Robb não tem absolutamente nenhum interesse no Trono de Ferro,e além de tudo,conta com um refém poderoso:Jaime Lannister,o regicida irmão da rainha ! Mas se Robb pensa que poderá governar metade do Reino e ainda manter o famoso leão de Lannister como refém sem ninguém o perturbar,saiba que ele está muito enganado !

Por fim,sentado no Trono de Ferro,reina o cruel Joffrey,fruto de um incesto entre a rainha e seu irmão.Joffrey representa tudo o que o clã Lannister tem de pior e não está nem aí para os problemas da plebe ! Para evitar que seu neto cometa loucuras no Trono,o venerado Tywin Lannister,envia seu filho anão,Tyrion para ser a Mão do Rei em seu lugar enquanto tenta frear Robb Stark nas terras fluviais ! Mas conseguirá o Duende pôr fim às loucuras de Joffrey ?

Correndo por fora nessa louca luta pelo poder,não podemos nos esquecer de Daenerys Targaryen,que como detentora dos últimos dragões existentes no Mundo,tenta retornar à sua terra natal e sentar no Trono que é seu por direito.Não há dúvidas de que Daenerys não é mais uma simples garota,mas poderá ela se envolver em uma Batalha tão selvagem e contar com a vitória apenas pelos dragões ! Acho que não né ? Dessa forma,nesse livro acompanhamos a busca de Daenerys por aliados poderosos aque possam ajudá-la na sua desesperada demanda !

Mais uma vez,Martin cria um livro impecável,tão bom quanto seu antecessor.Continuando a contar um saga cheia de conspirações e disputas é interessante observar a facilidade com que Martin enxerga a natureza ambiciosa de cada um de nós ! Sem sucumbir à mania que os escritores de fantasia tem de copiar Tolkien,Martin vai além e cria um mundo completamente diferente,sem maniqueísmo e seres mágicos pululando pelos cantos.

Engana-se também quem pensa que o livro só se centra no Reis e suas batalhas ! Temos também um grande foco em peões dessa guerra,como a corajosa Arya Stark,que se finge de menino para retornar para casa e os braços da família.Outra personagem importante é Sansa,que assiste com assombro ao seu príncipe encantado se transformar em um monstro cruel e assasssino.Não podemos esquecer também do destemido Jon Snow,que agora parte com a Patrulha da Noite para o outro lado da Muralha em busca do tio Benjen e do que quer que os aguarde lá.Os capítulos de Jon,embora mais escassos nesse livro,são extremamente importantes e carregados de revelações sobre o que existe no fim do mundo !

Mas enfim,não há como falar dos personagens sem falar em Tyrion Lannister ! O anão que já havia me conquistado no primeiro livro,arrasa nesse novo volume.Como Mão do Rei,Tyrion tenta trazer ordem ao Reino ao mesmo tempo em que tenta sobreviver às conspirações e artimanhas da irmã e dos outros membros do conselho do Rei.Mantendo o bom humor,Tyrion é destaque nesse livro e passa a ser impossível não amar o personagem a partir desse volume !
Como adições ao elenco de pontos de vista,temos Theon Greyjoy,que nos mostra a nova pretensão dos homens de ferro em se vingar daqueles que os humilharam há dez anos atrás além de Davos Seaworth,homem de confiança de Stannis e que acompanha o novo rei em sua sinistra e dura busca pelo poder.Os capítulos de Theon incitam nosso ódio,já Davos,é outro personagem interessantíssimo e que vem para nos conquistar !

Bem,não tenho palavras suficientes para descrever esse segundo livro,só digo que ele veio para cimentar minha paixão pela série e a tornar definitivamente a minha saga literária favorita ao lado de Harry Potter.Para aqueles que curtem fantasia é um livro obrigatório,e se você não curte,é uma boa oportunidade para começar a gostar !
Para encerrar essa resenha,coloco aqui uma excelente descrição da revista Time para a saga :

"As Crônicas de Gelo e Fogo não são apenas lindos elfos lutando contra horrendos orcs ! São homens e mulheres se matando em uma eterna batalha por dinheiro,luxúria,poder e amor !"


1 comentários:

Prodessor disse...

Já encomendei "A tormenta das espadas"

Postar um comentário